O USO DA ANATOMIA MACROSCÓPICA VETERINÁRIA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20225126-30

Palavras-chave:

Educação, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas

Resumo

Este artigo trata da anatomia macroscópica veterinária como ferramenta educacional no ensino fundamental e médio no Brasil e a forma como é ensinada nas escolas públicas brasileiras. O objetivo principal é conhecer o desenvolvimento do ensino macroscópico na educação básica, a fim de demonstrar a relevância de se conhecer a anatomia dos animais na prática. Sabe-se que o ensino de anatomia humana e animal está vinculado ao ensino das ciências biológicas, porém, percebemos que o ensino / aprendizagem desses alunos tem sido insuficiente, pois apresentam aulas práticas associadas ao desinteresse de. anatomia macroscópica, havendo também uma certa indiferença por parte dos professores e da própria instituição em fornecer recursos que levem os professores a trazer o conhecimento da teoria para a prática. Este estudo é evidenciado pelo caráter qualitativo, retirando do objetivo da pesquisa a resposta à questão problematizadora acima.

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Biografia do Autor

Gil Dutra Furtado, Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio (COOPAGRO), Brasil / Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Engenheiro Agrônomo e Psicopedagogo, Doutor em Psicobiologia e Pós-Doutor em Desenvolvimento do Meio Ambiente. Atualmente é Cooperado da COOPAGRO (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios ) e pesquisador associado ao LABEA (Laboratório de Ecologia Aquática) da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Erypaula Josefa Gonçalo do Nascimento Fernandes, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Grazielly Diniz Duarte, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Gabrielly Diniz Duarte, Federal University of Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brazil

Federal University of Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brazil

Felipe Eduardo da Silva Sobral, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Médico veterinário pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Mestre em Sistema Agrosilvipastoril no Semi-Árido pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Desempenha atividades profissionais como médico veterinário autônomo e na Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (UCPCG/PMJP). Atualmente desempenha atividades de docência no curso de medicina veterinária da UNINASSAU, João Pessoa. É avaliador e autor da revista Environmental Smoke.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Furtado, G. D., Fernandes, E. J. G. do N., Duarte, G. D., Duarte, G. D., & Sobral, F. E. da S. (2022). O USO DA ANATOMIA MACROSCÓPICA VETERINÁRIA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL. Environmental Smoke, 5(1), 26–30. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20225126-30

Edição

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