DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181250-59Keywords:
Andragogia, Dificuldades de aprendizagem, Inclusão.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.
Downloads
References
ALMEIDA, F.; SILVA, M.B. Psicopedagogia para adultos - psicoandragogia: uma proposta de atendimento psicopedagógico para adolescentes e adultos jovens. Revista Universitária de Biologia e Saúde (RUBS), Curitiba, v. 1, n. 4, p.46-48, out/dez. 2005. Supl. 1.
FURTADO, G.D.; SANTOS K.C.S. Epistemologia do educando cognoscente sob estresse psicológico prolongado: um estudo de caso. Revista Intersaberes, v. 10, n. 20, mai./ago. 2015
FURTADO, G.D. A importância da atuação do psicopedagogo nos programas de pós-graduações. In: Fernando Abadh Cananéa. (Org.). Educação (Re) discussões (Im) pertinentes. 1ª ed. João Pessoa: Imprell, 2016, v. 1, p. 121-134.
FURTADO, G.D.; BATALLA, J.F.; COSTA, D.A.; CÂMARA, C.A.B. Relato descritivo de uma intervenção psicopedagógica clínica. Educação Ambiental em Ação, v. 59, ano 15, p. 1-10, mar/mai. 2017.
FURTADO, G. D.; CÂMARA C.A.B.; COSTA, D.A. Avaliação psicopedagógica discente em uma pós-graduação na paraíba. Revista Etos, v. 1, n. 1, p. 116-127, jan/jun. 2017.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KNOWLES, M.S.; HOLTON III, E.F.; SWANSON, R.A. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. New York: Association Press; 1980.
MORAES, D.N.M. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica. Revista de Educação do IDEAU (REI), Rio Grande do Sul, v. 5, n. 10, jan/jun. 2010. Disponível em: https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/203_1.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.
NOFFS, N.A.; RODRIGUES, C.M.R. Andragogia na Psicopedagogia: a atuação com adultos. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 28, n. 87, p. 283-292, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2018.
RODRIGUES, M.E. O conhecimento nas micro e pequenas empresas: um estudo sobre sua absorção e utilização nas micro e pequenas empresas fluminenses. 2000. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.