DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM

Authors

  • Cátia Alessandra Câmara Barbosa Universidade Potiguar-RN
  • Gil Dutra Furtado UNINASSAU/PB

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181250-59

Keywords:

Andragogia, Dificuldades de aprendizagem, Inclusão.

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.

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Author Biography

Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Universidade Potiguar-RN

Graduação em Pedagogia/UNP, Especialista em Psicopedagogia/UNP. Pedagoga do NAPe- Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico, na Universidade Potiguar-RN.

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Published

2018-12-31

How to Cite

Barbosa, C. A. C., & Furtado, G. D. (2018). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM. Environmental Smoke, 1(2), 50–59. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181250-59

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