O USO DA ANATOMIA MACROSCÓPICA VETERINÁRIA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20225126-30Palavras-chave:
Educação, Medicina Veterinária, Ciências BiológicasResumo
Este artigo trata da anatomia macroscópica veterinária como ferramenta educacional no ensino fundamental e médio no Brasil e a forma como é ensinada nas escolas públicas brasileiras. O objetivo principal é conhecer o desenvolvimento do ensino macroscópico na educação básica, a fim de demonstrar a relevância de se conhecer a anatomia dos animais na prática. Sabe-se que o ensino de anatomia humana e animal está vinculado ao ensino das ciências biológicas, porém, percebemos que o ensino / aprendizagem desses alunos tem sido insuficiente, pois apresentam aulas práticas associadas ao desinteresse de. anatomia macroscópica, havendo também uma certa indiferença por parte dos professores e da própria instituição em fornecer recursos que levem os professores a trazer o conhecimento da teoria para a prática. Este estudo é evidenciado pelo caráter qualitativo, retirando do objetivo da pesquisa a resposta à questão problematizadora acima.
Downloads
Referências
ALMEIDA. T.L. Proposta de ementa para a disciplina de Anatomia Veterinária I do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera Educacional S.A., Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 289-301, 2009. Available from: https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/1341?locale=pt_BR. Accessed on: 15 feb. 2022.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Unijuí, 2010. Available from: http://mestrechassot.blogspot.com/2010/08/25-alfabetizacao-cientifica-questoes-e_25.html. Accessed on: 5 jan. 2022.
COCCE, A.L.R.; SILVEIRA, L.M.; DE GÓES, F.S.N.; SOUZA, A.L.T.; STABILE, A.M. The anatomy teaching in nursing schools: a descriptive study. Archives of Health Sciences, São José do Rio Preto, v. 24. n. 4, p. 8-13, 2017. Available from: http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.24.4.2017.818.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M.C.A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. Available from: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/996. Accessed on: 14 feb. 2022.
FRANZONI, P., DEL PINO, J.C., OLIVEIRA, E.C. Contributions of the economy to scientific literacy: a proposal for basic education. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 33, n. 105, p. 119-141, 2018. Available from: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.119-141.
GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008.
MASSARI, C.H.A.L.; CASTELUCCI, P.; MIGLINO, M.A. The use of artificial bones as a complementary method to animal anatomy teaching on Veterinary Medicine course in the city of Salto/SP. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 5, p. 606-616, 2018. Available from: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/124. Accessed on: 6 mar. 2022.
MATURANA, L.G.; COSTA, J.S.R. Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG. Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Diamantina, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2013. Available from: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-iii/. Accessed on: 2 mar. 2022.
SANTOS, F.A.P. Revista da Medicina Veterinária Militar: edição única comemorativa. Rio de Janeiro: Ed. from Author, 2020. Available from: https://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9269. Accessed on: 2 feb. 2022.
TALAMONI, A.C.B. Anatomia, ensino e entretenimento. In: (Ed.). Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia. São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 23-37. Available from: https://doi.org/10.7476/9788568334430.
UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Estudo da Anatomia Macroscópica Comparativa de Animais Vertebrados nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Barra de Maxaranguape – RN. Extension Project from Federal University of Rio Grande do Norte, Center of Biosciences, Department of Morphology. 2019. Available from: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/extensao.jsf?lc=en_US&id=177. Accessed on: 16 jan. 2022.
ZANETTI, B.M.F. O uso experimental de animais como instrumento didático nas práticas de ensino no curso de Medicina Veterinária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9. / ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUCPR, 2009. p. 8569-8582. Available from: https://educere.pucpr.br/p2/anais.html. Accessed on: 1 dec. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gil Dutra Furtado, Erypaula Josefa Gonçalo do Nascimento Fernandes, Grazielly Diniz Duarte, Gabrielly Diniz Duarte, Felipe Eduardo da Silva Sobral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.