RESILIÊNCIA: UMA ALTERNATIVA DE SUPERAÇÃO AO SOFRIMENTO CARCERÁRIO EM UM CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO

Autores

  • Rosicleia Araújo Monteiro
  • Marisete Fernandes de Lima
  • Gil Dutra Furtado

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201812120-146

Palavras-chave:

Resiliência, Reclusas, Educação de Jovens e Adultos em prisões, Reinserção Social.

Resumo

O presente trabalho monográfico versa sobre a questão da resiliência, com a pretensão de conhecer esta categoria de análise do ponto de vista conceitual. Dentre os objetivos deste estudo destaca-se a importância de compreender as possibilidades de aplicar os pilares resilientes na Educação de Jovens e Adultos – EJA - em contexto prisional, como resultado do bem-estar de convivência no Centro de Reeducação Feminina. Nesse sentido, a metodologia pauta-se na escuta e análise da história de vida de três reclusas, fundamentada na natureza descritiva e qualitativa. Para a discussão dos dados, utilizou-se ainda de um questionário elaborado e aplicado pelo grupo de Educação do Projeto de Extensão do Núcleo de Direitos Humanos “Ressocialização Feminina, Direitos Humanos e Cidadania”. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de promover os pilares da resiliência através da Educação, uma vez que este exercício transpõe os limites da simples leitura e escrita exigida pela sociedade grafocêntrica, isto é, possibilita uma melhor reinserção social das mulheres que se encontram em situação de cárcere, podendo resultar na prática da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosicleia Araújo Monteiro

Pedagoga/Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo CINTEP/PB; Servidora Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil. 

Marisete Fernandes de Lima

Doutora em Psicologia pela PUCCAMP; Servidora Pública da Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Gil Dutra Furtado

Graduando em Medicina Veterinária/Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU/PB); Engenheiro Agrônomo/UFPB; Doutor em Psicobiologia/UFRN; Agrônomo-Sócio da Cooperativa de Agronegócio (COOPAGRO).

Referências

ALBUQUERQUE, F. E dentro da Cabeça tem um cérebro! A educação pela ética neural. Palestra na II Semana Nacional do Cérebro. Em 11 mar. 2018. (Transcrição da fala).

BARLACH, L. A criatividade humana sob a ótica do empreendedorismo inovador. Tese de doutorado pela Universidade de São Paulo. 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde.../LiseteBarlach.pdf. Acesso em: 30 mai. 2018.

BATISTA, G.B.M. Projeto de Ressocialização Feminina, Direitos Humanos e Cidadania. PROEXT. UFPB/CCHLA/NCDH, 2013.

BAVOSO, M.A. Resiliência Física dos Solos sob Plantio Direto. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-13082012-102952/pt-br.php. Acesso em: 8 mar. 2013.

BENICASA, M. Avaliação da qualidade de vida e uso de drogas em adolescentes do município de São Paulo. Tese de doutorado em Psicologia, 2010. USP. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde.../benincasa_do.pdf. Acesso em: 30 mai. 2018.

BITENCOURT, C.R. Falência da Pena de Prisão: causas e alternativas. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2001.

CHIESA, A.M. Autonomia e resiliência: categorias para o fortalecimento da intervenção na atenção básica na perspectiva da Promoção da Saúde. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/7/tde-24082009-153734/pt-br.php. Acesso em: 8 mar. 2018.

CORGA, M.F.E. Psicologia Transpessoal. Terapeuta do Instituto Luz. Disponível em: http://www.institutoluz.com.br/artigos/item/132-psicologia-transpessoal. Acesso em: 30 mai. 2018.

COSTA. A.C.G. O professor como Educador: um resgate necessário e urgente. Salvador: Fundação Luís Eduardo Magalhães, 2001. Disponível em: <http://www.certifica.org.br/recursos/exames/%7B5103D053-0F0F-486D-A73C-A054482AF744%7D_O_Professor_como_Educador_23082004.pdf> Acesso em 20/mar/2013.

DELL´AGLIO, D.; KOLLER, S.H.; YUNES, M.A. (Orgs.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1499 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Traduzido do alemão e do inglês sob a direção-geral e revisão técnica de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, p.79-82, 2000.

GROTBERG, E. Guia de promoción de la resiliência em los niños para fortalecer el espíritu humano. Países Bajos: Fundación Bernard Van Leer, La Haya, 1996.

HOUAISS, A.; VILLAR, M.S.; FRANCO, F.M.M. Dicionário Houassis da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia; Banco de Dados da Língua Portuguesa, 2009. 1986 p.

IRELAND, T.D. Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios. Brasília: Em Aberto, v. 24, n.86, p. 19-39, nov, 2011.

ITO, P.C.P.; GUZZO, R.S.L. Temperamento: características e determinação genética. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 425-436.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n2/14365.pdf . Acesso em 20 mar. 2018.

LEITE, G.M.C. Mulher em conflito com a lei: uma análise das condições de efetivação/negação do direito numa instituição prisional. João Pessoa: Curso de Graduação em Serviço Social – UFPB, 2011.

MARTINS, M.; ARAÚJO, F.M.B. Pedagogia Social e resiliência: diálogos possíveis. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 21 (45). Recuperado [date], de http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1353. Este artigo é parte do Dossiê sobre Pedagogia Social no seculo 21, Editores convidados Dr. Daniel Schugurensky e Michael Silver. Brasil, 2013.

MELILLO, A. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Tradução: Valério Campos. Porto Alegre: ARtmed, 2005.

MINELLO, I.F. “Resiliência e insucesso empresarial: um estudo exploratório sobre o comportamento resiliente e o estilo de enfrentamento do empreendedor em situações de insucesso empresarial, especificamente em casos de descontinuidade do negócio ”. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062010-114250/pt-br.php. Acesso em: 8 mar. 2018.

OLIVEIRA, C.C. (Org.). Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Série Prática Pedagógica).

OSÓRIO, L.C. Adolescente hoje. 2º Edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 103p.

PADILHA, M.S.E. Halitose em adolescentes de diferentes estratos sociais do município de Ribeirão Preto/SP. Tese doutorado pela USP, 2006. Disponível em: www.teses.usp.br/.../DOUTORADO_MARINA_SA_ELIAS_PADILHA.pdf. Acesso em: 30 mai. 2018.

PORTUGUES. M.R. Educação de jovens e adultos presos: limites, possibilidades e perspectivas. Brasília: Em Aberto, v. 22, n.82, p. 109 – 120, nov/2009.

SANTOS NETO, E. Construção (auto)biográfica e formação de educadores: um olhar desde uma perspectiva transpessoal. Revista@ambienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 95-114, ago/dez, 2009.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4.ed. ver. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em < file:///C:/Users/Cleia/UFPB/TCC%20-%20UFPB%20-%20PARA%20APRESENTA%C3%87%C3%83O/METODOLOGIA%20DA%20PESQUISA%20E%20ELABORA%C3%87%C3%83O%20DE%20DISSERTA%C3%87%C3%83O/SILVA%20E%20MENESES.pdf. Acesso em: 3 mar. 2018.

TELES, S.S. Câncer Infantil e Resiliência: investigação fenomenológica dos mecanismos de promoção na díade mãe-criança. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23032006-104418/pt-br.php. Acesso em: 8 mar. 2018.

UNESCO. Relatório Jacques Dellors. Disponível em http://www.comitepaz.org.br/dellors.htm. Acesso em 22/jul/2012.

VARANDA, W. Liminaridade, bebidas alcoólicas e outras drogas: funções e significados entre moradores de rua. Tese de doutorado em 2009. São Paulo. Disponível Acesso em 30/05/2013.

VENTURINI, F.P. Adolescentes de um núcleo de assistência psicossocial: do conhecimento de seu universo à intervenção para a promoção de desenvolvimento. Tese de Doutorado pela USP. Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20092009.../Tese.pdf Acesso em: 30 mai. 2018.

YUNES, M.Â.M. Psicologia Positiva e Resiliência: o foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo. Maringá, v.8, num. Esp., p.75-84, 2003. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf‎. Acesso em: 28 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Monteiro, R. A., Lima, M. F. de, & Furtado, G. D. (2018). RESILIÊNCIA: UMA ALTERNATIVA DE SUPERAÇÃO AO SOFRIMENTO CARCERÁRIO EM UM CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO. Environmental Smoke, 1(2), 120–146. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201812120-146

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>