ATENÇÃO PRIMÁRIA NO PRÉ E PÓS-PARTO EM MULHERES GRÁVIDAS EM UM BAIRRO DO NORDESTE DO BRASIL

Authors

  • Rosemary Araújo Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hugo Navarro Carlos Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Neila Alves de Queiroz Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos
  • Gil Dutra Furtado Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios http://orcid.org/0000-0001-5611-4814

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811168-172

Abstract

No Brasil nascem várias crianças que requerem dos profissionais da área de saúde uma grande responsabilidade que é cuidar de cada gestante e de cada criança que nasce e começa a se desenvolver. Esta responsabilidade aumenta ainda mais diante do fato de que, sem a devida atenção, muitas dessas crianças morrem antes de completar um ano de idade. Cuidar da vida de cada gestante e de cada criança significa alguém que cuida. Para garantir um acompanhamento adequado durante o pré-natal e o controle no primeiro ano de vida foi previsto o fortalecimento das atividades entre o ensino, serviço e comunidade com o objetivo de oferecer uma assistência às gestantes e ao bebê. A disciplina SACI (Saúde e Cidadania) II elaborou atividades com as comunidades gestantes do Bairro “Nordeste”, Natal/RN, junto com a colaboração e empenho de cada profissional da “USF Nordeste”. Foram realizadas atividades com palestras temáticas em cuidados com a amamentação, alimentação saudável, exercícios funcionais adaptados a condição gestante, momento do parto e pós-parto, cuidados com o bebê, higiene do sono, vacinação e massagem “Shantala”. Como resultado, uma cartilha foi elaborada, com uma linguagem simples e de forma lúdica, proporcionando às mulheres um meio rápido para tirar dúvidas e um guia para acompanhamentos com a equipe de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosemary Araújo Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia uroginecológica e obstétrica, fisioterapia em mastologia e dermato-funcional, ergonomia e saúde pública

Hugo Navarro Carlos Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Fisioterapia/UFRN; Monitor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE)/GRADUASUS/UFRN

Neila Alves de Queiroz, Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos

Graduação em Fisioterapia/UFRN; Fisioterapeuta/Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-RN)

Gil Dutra Furtado, Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios

Engenheiro Agrônomo e Psicopedagogo, Doutor em Psicobiologia e Pós-Doutor em Desenvolvimento do Meio Ambiente. Atualmente é Cooperado da COOPAGRO (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios)

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF, 2012.

COSTA, A.M. Política de saúde integral da mulher e direitos sexuais e reprodutivos. In: GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; LOBATO, L.V.C.; NORONHA, J.C.; CARVALHO, A.I. (Org.) Políticas e sistemas de saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p. 979¬-1010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE/Departamento de Atenção à Saúde. Rede Cegonha. 2018. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php>. Acesso em: 12 jul. 2018.

Published

2018-12-07

How to Cite

Monteiro, R. A., Cavalcanti, H. N. C., Queiroz, N. A. de, & Furtado, G. D. (2018). ATENÇÃO PRIMÁRIA NO PRÉ E PÓS-PARTO EM MULHERES GRÁVIDAS EM UM BAIRRO DO NORDESTE DO BRASIL. Environmental Smoke, 1(1), 168–172. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811168-172

Issue

Section

Short Communications

Most read articles by the same author(s)

> >>