GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214154-64

Resumo

As primeiras décadas do século XXI mostram que a informação se transformou em um dos mais importantes e valiosos ativos para qualquer área do conhecimento humano. Entre tantas possibilidades, sua organização, preservação e uso direcionado podem definir o nível de competitividade e inovação das empresas e corporações. Na Era Digital, diretamente relacionada às novas habilidades e competências no processo de busca, acesso, apropriação e uso de dados, a Gestão da Informação demanda que o ambiente de trabalho promova o compartilhamento do conhecimento, levando em conta a sua utilidade, contexto, exatidão e aplicabilidade. Essa pesquisa utiliza o método qualitativo-descritivo para analisar o papel do gestor da informação como elemento fundamental no ambiente corporativo. Sua atuação multidisciplinar envolve o compartilhamento de dados com diferentes grupos, além da análise holística e participação criativa para agregar valor à informação e auxiliar no processo de tomada de decisão. Além disso, esse estudo também mostra que o compartilhamento de informações e experiências é condição essencial para que as empresas consigam integrar a gestão da informação na rotina corporativa por meio da coletividade, administrando o seu capital intelectual e propiciando o surgimento da Gestão do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Paletta, F., & Lago, J. (2021). GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA. ENVIRONMENTAL SMOKE, 4(1), 54–64. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214154-64

Edição

Seção

Artigos Completos