GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214154-64Resumo
As primeiras décadas do século XXI mostram que a informação se transformou em um dos mais importantes e valiosos ativos para qualquer área do conhecimento humano. Entre tantas possibilidades, sua organização, preservação e uso direcionado podem definir o nível de competitividade e inovação das empresas e corporações. Na Era Digital, diretamente relacionada às novas habilidades e competências no processo de busca, acesso, apropriação e uso de dados, a Gestão da Informação demanda que o ambiente de trabalho promova o compartilhamento do conhecimento, levando em conta a sua utilidade, contexto, exatidão e aplicabilidade. Essa pesquisa utiliza o método qualitativo-descritivo para analisar o papel do gestor da informação como elemento fundamental no ambiente corporativo. Sua atuação multidisciplinar envolve o compartilhamento de dados com diferentes grupos, além da análise holística e participação criativa para agregar valor à informação e auxiliar no processo de tomada de decisão. Além disso, esse estudo também mostra que o compartilhamento de informações e experiências é condição essencial para que as empresas consigam integrar a gestão da informação na rotina corporativa por meio da coletividade, administrando o seu capital intelectual e propiciando o surgimento da Gestão do Conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco Carlos Paletta, Jader Jaime Costa do Lago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.