APLICAÇÃO DE MODELOS NUMÉRICOS PARA ANALISAR OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA MORFODINÂMICA DO ESTUÁRIO DO RIO MINHO

Autores

  • Willian Melo Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal
  • José Pinho Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2070-8009
  • Isabel Iglesias Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4900-135X
  • Ana Bio Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4501-9410
  • Paulo Avilez-Valente Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2562-6603
  • Ana Gomes Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal
  • José Vieira Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8982-7597
  • Luísa Bastos Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7517-0707
  • Fernando Veloso-Gomes Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0258-0171

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke/xibesymp.1

Palavras-chave:

Morfodinâmica, Modelação numérica, Mudanças climáticas

Resumo

Conhecer os processos físicos, químicos e biológicos estuarinos e entender como as mudanças climáticas podem afetá-los é crucial para melhorar a gestão destes sistemas. Uma das metodologias utilizadas para estudar estes processos complexos consiste na aplicação de modelos numéricos, suportados por dados de campo como a batimetria, características dos sedimentos, caudais fluviais, correntes e níveis de elevação do mar. Neste trabalho avaliaram-se diferentes cenários hidrodinâmicos e morfodinâmicos no estuário do rio Minho, através da implementação de um modelo numérico baseado no software Delft3D. Este modelo permite simular os processos hidrodinâmicos e morfodinâmicos em diferentes escalas temporais, tendo sido calibrado utilizando a ferramenta OpenDA, que ajusta de forma automática os valores de determinados parâmetros do modelo, minimizando os erros entre dados observados e resultados simulados. Após a calibração, foram simulados diferentes cenários para avaliar o impacto das alterações climáticas, sendo estes estabelecidos através de diferentes elevações do nível do mar conforme o 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Os resultados mostraram que a elevação do nível na embocadura do estuário pode alcançar até 77 cm, dependendo do cenário considerado. Identificou-se que a ocorrência de cheias é o principal responsável pelo transporte de sedimentos ao longo do estuário, intensificando o processo de sedimentação. Verificou-se ainda que, para um mesmo caudal, o aumento do nível do mar reduz a quantidade de sedimentos transportada para a plataforma costeira, podendo intensificar a erosão que ocorre nesta zona e aumentar os processos sedimentares dentro do próprio estuário.

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Biografia do Autor

Willian Melo, Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal

Centro do Território e do Ambiente Construído (CTAC), Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém 4800-058 Guimarães, Portugal

José Pinho, Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal

Centro do Território e do Ambiente Construído (CTAC), Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém 4800-058 Guimarães, Portugal

Isabel Iglesias, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto, Portugal

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/CIMAR) Universidade do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal

Ana Bio, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto, Portugal

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/CIMAR) Universidade do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal

Paulo Avilez-Valente, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/CIMAR) Universidade do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal /

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias s/n, 4200-465 Porto, Portugal

Ana Gomes, Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal

Centro do Território e do Ambiente Construído (CTAC), Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém 4800-058 Guimarães, Portugal

José Vieira, Centro do Território e do Ambiente Construído, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal

Centro do Território e do Ambiente Construído (CTAC), Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém 4800-058 Guimarães, Portugal

Luísa Bastos, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/CIMAR) Universidade do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal / 

Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Rua Campo Alegre 687, 4169-007 Porto, Portugal

Fernando Veloso-Gomes, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/CIMAR) Universidade do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal / 

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias s/n, 4200-465 Porto, Portugal

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Melo, W., Pinho, J., Iglesias, I., Bio, A., Avilez-Valente, P., Gomes, A., Vieira, J., Bastos, L., & Veloso-Gomes, F. (2021). APLICAÇÃO DE MODELOS NUMÉRICOS PARA ANALISAR OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA MORFODINÂMICA DO ESTUÁRIO DO RIO MINHO. Environmental Smoke, (Special Issue), 1–6. https://doi.org/10.32435/envsmoke/xibesymp.1