A CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS VERDES PARA O BEM-ESTAR E SAÚDE AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

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DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.2021431-13

Resumo

A dimensão afetiva, perceptiva e representativa na relação entre os humanos e o meio ambiente é altamente reconhecida como partícipe importante na compreensão do compromisso ambiental. Um ambiente com espaços verdes catalisa maior interação entre humanos e natureza. A temática sobre áreas verdes é complexa, permitindo vários olhares e perspectivas de análise. Neste estudo, procurou-se dar ênfase e tecer reflexões acerca dos benefícios de saúde que são proporcionados pelas áreas verdes no espaço escolar e suas contribuições para a qualidade de vida da população estudantil. O estudo teve como objetivo central, verificar os benefícios que os espaços verdes inseridos nos ambientes escolares contribuem para o sistema educacional, o bem-estar e saúde dos estudantes. A metodologia deu-se por meio de análise observacional e de estruturas e organização dos espaços de quatro escolas (duas centrais e duas periféricas) de João Pessoa (PB). Nesses locais, foram observados se havia uma composição florística bem como, sua aproximação junto aos estudantes. No ambiente educacional esses espaços, são essenciais para as práticas de ensino, contribuindo para a qualidade de vida dos educandos. Constatou-se que as escolas centrais apresentam poucos espaços verdes, remetendo-se em poucas árvores, jardins e arbustos, se comparado com escolas mais periféricas, com uma organização florística maior, sustentável e contato direto com os estudantes, visualizando uma melhoria no desempenho escolar e bem-estar humano. Destacamos que a natureza precisa estar presente na organização espacial e/ou no cotidiano das escolas, pois é compreendida como um espaço potencial para o desenvolvimento equilibrado dos estudantes. Esses espaços precisam ser mais trabalhados, pois representam um recurso grandioso para a socialização e melhoria na qualidade de vida, além de possibilitar melhor desempenho nos estudantes. Por desempenharem diferentes funções as áreas verdes proporcionam inúmeros benefícios tanto para a qualidade do meio ambiente trazendo um equilíbrio ambiental, quanto para saúde e bem-estar no ambiente educacional. Estudos que investiguem a relação de áreas verdes e saúde em centros urbanos em especial os ambientes educacionais são extremamente necessários, e podem contribuir na formação de políticas públicas que norteiem práticas sustentáveis e de melhorias na condição da saúde da população.

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Biografia do Autor

Gilivã Antonio Fridrich, Faculdade DAMA

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde em Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) Joinville - Santa Catarina.Especialista em Didática e Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU). Graduado Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual Universidade Estadual do Paraná campus União da Vitória (UNESPAR). Realizou intercâmbio (Erasmus) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), As linhas de pesquisa voltadas para Percepções Ambientais, Representações Sociais, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Psicologia Ambiental e Psicobiologia

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Fridrich, G. A. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS VERDES PARA O BEM-ESTAR E SAÚDE AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Environmental Smoke, 4(3), 1–13. https://doi.org/10.32435/envsmoke.2021431-13

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