MARKETING NA PRÁTICA DA MEDICINA VETERINÁRIA DE PETs
Views: 49DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke2025nassau02Palavras-chave:
Marketing, Marketing Mix, Serviços VeterináriosResumo
A procura por melhores cuidados veterinários está crescendo à medida que aumenta o número de animais que atingem uma longevidade mais expressiva. Muitos programas de conscientização sobre melhores cuidados veterinários estão sendo realizados em todo o mundo, o que está alimentando a demanda, não sendo diferente no Brasil. Tais iniciativas criam conscientização entre os tutores de animais de estimação e os cuidados veterinários, que devem impulsionar o mercado. O marketing aplicado ao mercado veterinário usa uma variedade de iniciativas estratégicas para atingir suas metas de crescimento e expandir sua participação no mercado. As principais empresas estão lançando novos produtos, formando parcerias e colaborações, expandindo suas presenças locais e regionais e buscando fusões e aquisições. Assim, espera-se que o marketing, assim como abordado neste artigo, impulsionem os profissionais da área em suas realidades diversas.
Downloads
Referências
ACKERMAN, L. Business Basics for Veterinarians. Lincoln: ASJA Press, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Business_Basics_for_Veterinarians.html?id=9OmqIbqrffYC&redir_esc=y. Acesso em: 16 Jan. 2025.
ACKERMAN, L. Blackwell's Five-Minute Veterinary Practice Management Consult. Hoboken: Blackwell Publishing, 2007. Disponível em: https://www.wiley.com/. Acesso em: 15 Jan. 2025.
BOBOŠ, S.; RADINOVIĆ, M.; VIDIĆ, B.; PAJIĆ, M.; VIDIĆ, V.; GALFI, A. Mastitis therapy: Direct and indirect costs. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 29, n. 2, p. 269-275, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH1302269B DOI: https://doi.org/10.2298/BAH1302269B
KOCH, R. O princípio 80/20: O segredo de se realizar mais com menos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. Disponível em: https://rocco.com.br/. Acesso em: 12 Jan. 2025.
KOTLER, P. Upravljanje marketingom 1-2: Analiza, planiranje i kontrola. Zagreb: Informator, 1988. Disponível em: https://knjiga.hr/upravljanje-marketingom-1-2-philip-kotler-1/. Acesso em: 15 Jan. 2025.
KOTLER, P. Marketing Insights from A to Z: 80 Concepts Every Manager Needs to Know. 1. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2003. Disponível em: https://www.wiley.com/en-us/Marketing+Insights+from+A+to+Z%3A+80+Concepts+Every+Manager+Needs+to+Know-p-9781118045619#reviews-section. Acesso em: 17 Jan. 2025.
MEĐUGORAC, S. Marketing veterinarskih usluga: Magistarski rad. Zagreb: Ekonomski fakultet, 2009. Disponível em: https://katalog.efzg.hr/pagesResults/bibliografskiZapis.aspx?selectedId=13047520¤tPage=1&searchById=100&sort=0&age=0&fid0=11&fv0=%23502%23odrasli&spid0=100&spv0=veterina&mdid0=0&vzid0=0&xm0=1. Acesso em: 16 Jan. 2025.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Grupo A - Bookman, 2000. Disponível em: https://loja.grupoa.com.br/selo-bookman. Acesso em: 12 Jan. 2025.
MOLHOEK, A.W.I.; ENDENBURG, N. The effectiveness of marketing concepts in veterinary practices. Tijdschrift voor Diergeneeskunde, v. 134, n. 1, p. 4-10, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19256213/. Acesso em: 10 Jan. 2025.
MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing: The basics. 2. ed. New York: Routledge – Taylor & Francis Group, 2010. Disponível em: https://www.routledge.com/Marketing-The-Basics/Moore-Pareek/p/book/9780415779005?srsltid=AfmBOordkzwEis7Z3JzLZljagbS_KdU_5K5ADEDnRJARuNE2p3rn1mD_. Acesso em: 15 Jan. 2025.
PRIDE, M.W.; FERRELL, O.C. Marketing. 15 ed. Mason: South-Western Cengage Learning, 2010. Disponível em: https://www.cengage.com/. Acesso em: 15 Jan. 2025.
SAVIĆ, S.; VIDIĆ, B.; LAZIĆ, S.; LAKO, B.; POTKONJAK, A.; LEPŠANOVIĆ, Z. Borrelia burgdorferi in ticks and dogs in the province of Vojvodina, Serbia. Parasite, vol. 17, n. 4, p. 357-361, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1051/parasite/2010174357 DOI: https://doi.org/10.1051/parasite/2010174357
SILK, J.A. What is Marketing?. Brighton: Harvard Business School Press, 2006. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/product/4605-PDF-ENG. Acesso em: 16 Jan. 2025.
STOWE, J.D. Brand loyalty and veterinary practice marketing. The Canadian Veterinary Journal, v. 40, n. 11, p. 815–818, 1999. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC1539997/. Acesso em: 10 Jan. 2025.
TADIĆ, M. Marketing veterinarskih usluga. Veterinarska Stanica, v. 45, n. 5, p. 471- 480, 2011. Disponível em: https://veterinarska-stanica-journal.hr/veterinarska-stanica-izdanja/. Acesso em: 17 Jan. 2025.
VASILJEV, S. Marketing, četvrto izdanje. Novi Sad: Prometej, 2005. Disponível em: https://www.prometej.rs/. Acesso em: 16 Jan. 2025.
VIDIĆ, B; SAVIĆ-JEVĐENIĆ, S.; GRGIĆ, Ž.; BUGARSKI, D.; MALJKOVIĆ, M. Infectious abortion in sheep. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 23, n. 5-6, p. 383-389, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH0701383V DOI: https://doi.org/10.2298/BAH0701383V
VIDIĆ, B.; SAVIĆ, S.; PRICA, N. Paratuberculosis in cattle: The outspread, diagnostics and control. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 27, n. 3, p. 335-344, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH1103335V DOI: https://doi.org/10.2298/BAH1103335V
VIDIĆ, V. Marketing in modern veterinary practice services. Archives of Veterinary Medicine [Arhiv veterinarske medicine], v. 5, n. 2, p. 67-75, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.46784/e-avm.v5i2.172 DOI: https://doi.org/10.46784/e-avm.v5i2.172
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Soraya Abrantes Pinto Brito, Felipe Eduardo da Silva Sobral, Gil Dutra Furtado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.