MARKETING NA PRÁTICA DA MEDICINA VETERINÁRIA DE PETs

Views: 49

Autores

  • Soraya Abrantes Pinto Brito Pesquisadora Autônoma em marketing, cães e gatos, zooterapia, medicina veterinária, hospedagens de PETs, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Felipe Eduardo da Silva Sobral Médico Veterinário autônomo e na Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (UCPCG/PMJP), Paraíba, Brasil
  • Gil Dutra Furtado Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-PB). Cooperado da COOPAGRO (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios). Pesquisador associado ao LABEA (Laboratório de Ecologia Aquática) da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5611-4814

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke2025nassau02

Palavras-chave:

Marketing, Marketing Mix, Serviços Veterinários

Resumo

A procura por melhores cuidados veterinários está crescendo à medida que aumenta o número de animais que atingem uma longevidade mais expressiva. Muitos programas de conscientização sobre melhores cuidados veterinários estão sendo realizados em todo o mundo, o que está alimentando a demanda, não sendo diferente no Brasil. Tais iniciativas criam conscientização entre os tutores de animais de estimação e os cuidados veterinários, que devem impulsionar o mercado. O marketing aplicado ao mercado veterinário usa uma variedade de iniciativas estratégicas para atingir suas metas de crescimento e expandir sua participação no mercado. As principais empresas estão lançando novos produtos, formando parcerias e colaborações, expandindo suas presenças locais e regionais e buscando fusões e aquisições. Assim, espera-se que o marketing, assim como abordado neste artigo, impulsionem os profissionais da área em suas realidades diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Abrantes Pinto Brito, Pesquisadora Autônoma em marketing, cães e gatos, zooterapia, medicina veterinária, hospedagens de PETs, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Pesquisadora Autônoma em marketing, cães e gatos, zooterapia, medicina veterinária, hospedagens de PETs. Graduação em Medicina Veterinária (UNINASSAU-PB) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (IESP), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Felipe Eduardo da Silva Sobral, Médico Veterinário autônomo e na Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (UCPCG/PMJP), Paraíba, Brasil

Médico Veterinário / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Sistema Agrosilvipastoril no Semi-Árido pela Universidade Federal de Campina Grande. Desempenha atividades profissionais como Médico Veterinário autônomo e na Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (UCPCG/PMJP), Paraíba, Brasil

Gil Dutra Furtado, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-PB). Cooperado da COOPAGRO (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios). Pesquisador associado ao LABEA (Laboratório de Ecologia Aquática) da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Médico Veterinário e Professor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-PB) João Pessoa, Paraíba, Brasil. Engenheiro Agrônomo e Psicopedagogo, Doutor em Psicobiologia e Pós-Doutor em Desenvolvimento do Meio Ambiente. Atualmente é Cooperado da COOPAGRO (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócios). Pesquisador associado ao LABEA (Laboratório de Ecologia Aquática) da Universidade Federal da Paraíba

Referências

ACKERMAN, L. Business Basics for Veterinarians. Lincoln: ASJA Press, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Business_Basics_for_Veterinarians.html?id=9OmqIbqrffYC&redir_esc=y. Acesso em: 16 Jan. 2025.

ACKERMAN, L. Blackwell's Five-Minute Veterinary Practice Management Consult. Hoboken: Blackwell Publishing, 2007. Disponível em: https://www.wiley.com/. Acesso em: 15 Jan. 2025.

BOBOŠ, S.; RADINOVIĆ, M.; VIDIĆ, B.; PAJIĆ, M.; VIDIĆ, V.; GALFI, A. Mastitis therapy: Direct and indirect costs. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 29, n. 2, p. 269-275, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH1302269B DOI: https://doi.org/10.2298/BAH1302269B

KOCH, R. O princípio 80/20: O segredo de se realizar mais com menos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. Disponível em: https://rocco.com.br/. Acesso em: 12 Jan. 2025.

KOTLER, P. Upravljanje marketingom 1-2: Analiza, planiranje i kontrola. Zagreb: Informator, 1988. Disponível em: https://knjiga.hr/upravljanje-marketingom-1-2-philip-kotler-1/. Acesso em: 15 Jan. 2025.

KOTLER, P. Marketing Insights from A to Z: 80 Concepts Every Manager Needs to Know. 1. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2003. Disponível em: https://www.wiley.com/en-us/Marketing+Insights+from+A+to+Z%3A+80+Concepts+Every+Manager+Needs+to+Know-p-9781118045619#reviews-section. Acesso em: 17 Jan. 2025.

MEĐUGORAC, S. Marketing veterinarskih usluga: Magistarski rad. Zagreb: Ekonomski fakultet, 2009. Disponível em: https://katalog.efzg.hr/pagesResults/bibliografskiZapis.aspx?selectedId=13047520&currentPage=1&searchById=100&sort=0&age=0&fid0=11&fv0=%23502%23odrasli&spid0=100&spv0=veterina&mdid0=0&vzid0=0&xm0=1. Acesso em: 16 Jan. 2025.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Grupo A - Bookman, 2000. Disponível em: https://loja.grupoa.com.br/selo-bookman. Acesso em: 12 Jan. 2025.

MOLHOEK, A.W.I.; ENDENBURG, N. The effectiveness of marketing concepts in veterinary practices. Tijdschrift voor Diergeneeskunde, v. 134, n. 1, p. 4-10, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19256213/. Acesso em: 10 Jan. 2025.

MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing: The basics. 2. ed. New York: Routledge – Taylor & Francis Group, 2010. Disponível em: https://www.routledge.com/Marketing-The-Basics/Moore-Pareek/p/book/9780415779005?srsltid=AfmBOordkzwEis7Z3JzLZljagbS_KdU_5K5ADEDnRJARuNE2p3rn1mD_. Acesso em: 15 Jan. 2025.

PRIDE, M.W.; FERRELL, O.C. Marketing. 15 ed. Mason: South-Western Cengage Learning, 2010. Disponível em: https://www.cengage.com/. Acesso em: 15 Jan. 2025.

SAVIĆ, S.; VIDIĆ, B.; LAZIĆ, S.; LAKO, B.; POTKONJAK, A.; LEPŠANOVIĆ, Z. Borrelia burgdorferi in ticks and dogs in the province of Vojvodina, Serbia. Parasite, vol. 17, n. 4, p. 357-361, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1051/parasite/2010174357 DOI: https://doi.org/10.1051/parasite/2010174357

SILK, J.A. What is Marketing?. Brighton: Harvard Business School Press, 2006. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/product/4605-PDF-ENG. Acesso em: 16 Jan. 2025.

STOWE, J.D. Brand loyalty and veterinary practice marketing. The Canadian Veterinary Journal, v. 40, n. 11, p. 815–818, 1999. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC1539997/. Acesso em: 10 Jan. 2025.

TADIĆ, M. Marketing veterinarskih usluga. Veterinarska Stanica, v. 45, n. 5, p. 471- 480, 2011. Disponível em: https://veterinarska-stanica-journal.hr/veterinarska-stanica-izdanja/. Acesso em: 17 Jan. 2025.

VASILJEV, S. Marketing, četvrto izdanje. Novi Sad: Prometej, 2005. Disponível em: https://www.prometej.rs/. Acesso em: 16 Jan. 2025.

VIDIĆ, B; SAVIĆ-JEVĐENIĆ, S.; GRGIĆ, Ž.; BUGARSKI, D.; MALJKOVIĆ, M. Infectious abortion in sheep. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 23, n. 5-6, p. 383-389, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH0701383V DOI: https://doi.org/10.2298/BAH0701383V

VIDIĆ, B.; SAVIĆ, S.; PRICA, N. Paratuberculosis in cattle: The outspread, diagnostics and control. Biotechnology in Animal Husbandry, vol. 27, n. 3, p. 335-344, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.2298/BAH1103335V DOI: https://doi.org/10.2298/BAH1103335V

VIDIĆ, V. Marketing in modern veterinary practice services. Archives of Veterinary Medicine [Arhiv veterinarske medicine], v. 5, n. 2, p. 67-75, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.46784/e-avm.v5i2.172 DOI: https://doi.org/10.46784/e-avm.v5i2.172

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Brito, S. A. P., Sobral, F. E. da S., & Furtado, G. D. (2025). MARKETING NA PRÁTICA DA MEDICINA VETERINÁRIA DE PETs. Environmental Smoke, (Special), 01–06. https://doi.org/10.32435/envsmoke2025nassau02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>