ÍNDICE DE TOLERÂNCIA AO CALOR EM CAPRINOS LEITEIROS: RELATO DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke2024nassau02Palavras-chave:
Bioclimatologia, Cabras, ITCResumo
Para avaliação da influência do ambiente, sobre os parâmetros comportamentais e fisiológicos de caprinos tipo saanen e parda alpina, foi realizado um trabalho disciplinar onde conduziu-se um experimento em campo, no município de Lajes do Cabugi, Rio Grande do Norte, na propriedade Três Irmãos, que é uma fazenda de produção de caprinos leiteiros. A adaptação dos animais ao ambiente de criação é um fator importante para que estes tenham boa saúde e alcancem uma maior produtividade, sendo estes um dos objetivos da ação dos médicos veterinários, agindo preventivamente (SOUZA et al., 2010; LOPES et al., 2012). Os acadêmicos ao participarem de ações pedagógicas como está se desenvolvem e preparam de forma mais completa para a vida profissional. No tramite da pedagogia, foram utilizados dois exemplares de cada raça que foram observadas em um intervalo de 90 dias. Adotou-se a seguinte sequência de observações: 1º observação realizada as 9 horas da manhã e a 2ª observação foi realizada as 15 horas. Todos os animais foram fêmeas e desenvolviam suas atividades corriqueiras de pastejo. Os animais tiveram acesso ao pasto em condições idênticas, bem como o acesso a complementação nutricional quando retornavam ao aprisco, no período noturno. As variáveis de temperatura retal e ambiental foram registradas às 9:00 horas e às 15:00 horas, sendo estes utilizados aplicando-os na formula do ITC (1,0 ta – 20 d +60) (FERREIRA, 2011). Os resultados médios obtidos foram de 32,67ºC para a temperatura ambiente; temperatura retal da saanen e parda alpina pela manhã e pela tarde, respectivamente foram 40,18ºC e 39,95ºC pela manhã; 39,8ºC e 39,75ºC pela tarde. Concluiu-se, com os resultados obtidos no decorrer das aulas de campo, que a saanen apresentou melhor resultado em comparação com a parda alpina para as condições edafoclimáticas da propriedade onde se desenvolveu a trabalho de pesquisa. Pedagogicamente esta atividade realizada em campo amplia a eficiência do aprendizado dos acadêmicos de medicina veterinária e favorecem a melhor formação destes, refletindo nos anseios da comunidade e no bem-estar de todos.
Downloads
Referências
FERREIRA, R.A. Maior produção com melhor ambiente para aves, suínos e bovinos. Viçosa: Aprenda Fácil, 2011. Available from: https://www.afe.com.br/construcoes-rurais-e-ambiente-animal/livro/maior-producao-com-melhor-ambiente-para-aves-suinos-e-bovinos. Accessed on: 01 Aug. 2024.
LOPES, J.J.; SOUZA, B.B.; SILVA, A.M.A.; BATISTA, N.L.; NOBRE, I.S. Efeito do ambiente sobre as respostas fisiológicas de caprinos Saanen e seus mestiços com a raça Boer no semiárido paraibano [Effect of environment on the physiological responses of goats and their Saanen crossbreeds with the Boer race in the semiarid of Paraíba]. ACSA - Agropecuária Científica no Semi-Árido, Patos, v. 8, n. 3, p. 83-89, 2012. Available from: https://acsa.revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/213. Accessed on: 19 Apr. 2024.
SOUZA, B.B.; LOPES, J.J.; ROBERTO, J.V.B.; SILVA, A.M.A.; SILVA, E.M.N.; SILVA, G.A. Efeito do ambiente sobre as respostas fisiológicas de caprinos Saanen e mestiços ½Saanen + ½Boer no semi-árido paraibano [Environment effect on the physiologic answers of goats Saanen and mestizo ½Saanen + ½Boer in Paraíba’s semi-arid]. ACSA - Agropecuária Científica no Semi-Árido, Patos, v. 6, n. 2, p. 47-51, 2010. Available from: https://acsa.revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/72. Accessed on: 10 Mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gil Dutra Furtado, Felipe Eduardo da Silva Sobral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.