A DIMENSÃO DO SOM NA BACIA SUPERIOR DO RIO MINHO (GALICIA, NW PENÍNSULA IBÉRICA)
CARACTERIZAÇÃO COMO PATRIMÓNIO HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke/xibesymp.8Palavras-chave:
Sonoridade, Água, Rio Minho, PatrimônioResumo
O espectro audível da água configura marcas representativas de vários ambientes, que definem um património sonoro com valor científico, cultural, emocional, sensorial e educativo. Dessa perspectiva, os ambientes fluviais abrangem um amplo espectro de ressonâncias sonoras. O presente estudo, contextualizado no campo da investigação sobre a sonoridade, considera o registo e análise da sonoridade da água através de várias amostras na bacia superior do rio Minho. Atende aos objetivos de reivindicar o papel da componente sonora como patrimônio imaterial, explorando seus caracteres nos ambientes fluviais do interior da Galiza, e ajudando a preservar as marcas sonoras da água como seus próprios sons que fazem parte da identidade de um território. A metodologia aplicada inclui fases de registros de campo, criação de banco de dados e análise fonográfica. A água em sua forma sonora, desde a queda ritmicamente repetida até o rugido de uma cachoeira, cobre um espectro audível que caracteriza as paisagens sonoras. Ao registrar, documentar e analisar os sons da água, avançamos no conhecimento da diversidade dos ambientes sonoros da bacia do rio Minho.
Downloads
Referências
ADRIÁN RODRÍGUEZ, M. C.; DE UÑA-ÁLVAREZ, E. Auga Caída, marca sonora del paisaje fluvial en Galicia. En: Perspectivas del agua. Investigación, gestión y valores del agua en el mundo actual. Madrid: Dykinson, 2019. p. 149-158.
ADRIÁN RODRÍGUEZ, M. C., LÓPEZ GONZÁLEZ, M.; DE UÑA ÁLVAREZ, E. Geoheritage and cultural Heritage. The voice of sound Resonances in Waterfalls. (Cantara da Moura, NW Spain). En: INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM, 10th, 2021, Segovia. Building connections for global Geoconservation. Madrid: Ministerio de Ciencia e Innovación, Instituto Geológico y Minero de España, 2021. p. 259-260.
CARLES, J. L. Paisajes sonoros del agua: física, percepción y representación de los sonidos del agua. Centro Virtual Cervantes. Sección Paisajes sonoros. Disponible en: http://cvc.cervantes.es/artes/paisajes_sonoros/p_sonoros02/carles/carles_01.htm. Acceso: 27 Ago. 2014.
DAUMAL I DOMENECH, F. Caracteres sonoros del Agua: cada gota es un mar de sonidos. Centro Virtual Cervantes. Sección Paisajes sonoros. Disponible en: http://cvc.cervantes.es/artes/paisajes_sonoros/p_sonoros02/daumal/daumal_01.htm. Acceso: 27 Ago. 2014.
DE UÑA-ÁLVAREZ, E.; ADRIÁN RODRÍGUEZ, M. C. Sonidos del agua, patrimonio y arquitectura termal. El caso de Aquis Originis (Baixa Limia, Ourense). En: SYMPOSIUM INTERNACIONAL DE TERMALISMO Y CALIDAD DE VIDA, II, 2017, Ourense. Libro de Actas II Symposium Internacional de Termalismo y Calidad de Vida. Ourense: Universidad de Vigo, 2017. p. 79-84.
PIGEM, J. Escuchar las voces del mundo. Observatori del Paisatge de Catalunya. Disponible em: http://www.catpaisatge.net/dossiers/psonors/esp/docs/article_pigem.pdf. Acceso: 17 Sep. 2014.
MURRAY SCHAFER, R. El paisaje sonoro y la afinación del mundo. Barcelona: Intermedio, 2013.
SCHAEFFER, P. Tratado de los objetos musicales. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
SCHAFER MURRAY, R. El nuevo paisaje sonoro. Argentina: Melos, 2007.
TRUAX, B. Paisajes sonoros, comunicación acústica y composición con sonidos ambientales. Estudio de Música Electroacústica. Disponible en: http://www.eumus.edu.uy/eme/ps/txt/truax.html. Acceso: 19 Ago. 2015.
WESTERKAMP, H. Soundwalking. Sound Heritage, v. III, n. 4, p. 18-27, 1974.
XIL-LÓPEZ, X. Xoan Xil. Disponible en: https://www.unruidosecreto.net/. Acceso: 16 Sep. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 María Celia Adrián Rodríguez, Elena de Uña-Álvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.