PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214314-23

Resumo

O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Adriano Barbosa Almeida

Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar. Graduação em Ciências Biológicas

Aline Barbosa Almeida

Especialização em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias. Graduação em Ciências Biológicas

Gilivã Antonio Fridrich, Faculdade DAMA

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde em Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) Joinville - Santa Catarina.Especialista em Didática e Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU). Graduado Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual Universidade Estadual do Paraná campus União da Vitória (UNESPAR). Realizou intercâmbio (Erasmus) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), As linhas de pesquisa voltadas para Percepções Ambientais, Representações Sociais, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Psicologia Ambiental e Psicobiologia

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Almeida, A. B. ., Almeida, A. B. ., & Fridrich, G. A. (2021). PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Environmental Smoke, 4(3), 14–23. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214314-23

Edição

Seção

Artigos Completos