IMPACTOS DA GESTÃO DE FISCALIZAÇÃO NA EFICIÊNCIA DOS RESULTADOS DO CRMV-PB
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214357-64Resumo
A gestão do serviço público tem sofrido diversas transformações desde a sua existência. Cada vez mais, busca-se proporcionar à população um serviço acessível, não discriminatório, transparente, eficiente, legal e com os melhores resultados possíveis. Autarquias representam a administração pública e possuem autonomia com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios. Executam atividades da administração pública, com gestão administrativa e financeira descentralizada, objetivando apresentar o melhor funcionamento possível. Assim como os demais conselhos profissionais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Paraíba (CRMV-PB), tem por finalidade, orientar, supervisionar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão, zelando pelo prestígio e bom nome desta e dos que a exercem. Objetivou-se descrever os impactos decorrentes da existência de um gestor na fiscalização do CRMV-PB, bem como da implantação de ferramentas administrativas e de novas metodologias de trabalho, frente aos resultados obtidos em 2021. Foi analisada a situação do setor anterior a janeiro e 2021 e, feito o acompanhamento dos seus resultados a partir da aplicação de ferramentas de gestão, conhecimento do perfil dos fiscais, reuniões mensais e estabelecimento de metas, além do acompanhamento de fiscalizações. A presença de um coordenador no setor facilita a identificação de fragilidades e a correção imediata. Entender e compreender os objetivos do setor, bem como romper práticas antigas, contribui com os resultados. Reuniões mensais se constitui como sendo um momento de aproximação dos integrantes do setor. As ferramentas de gestão permitem apresentar os propósitos mais
aprofundados do setor. Observou-se uma adesão muito boa à nova forma de funcionamento do setor, melhorando a comunicação, inclusive com outros setores. Houve impacto positivo no número de alvos fiscalizados e nos resultados contábeis da autarquia. Percebe-se que o gerenciamento de um setor, aplicando ferramentas e métodos adequados é importante para o norteamento do trabalho produtivo e a obtenção de resultados alcançáveis.
Downloads
Referências
BOOG, M. (Coord.). Manual de Gestão de Pessoas e equipes: operações. 3. ed. São Paulo: Gente Editora, ABRH-Nacional, ABRH-SP, v. 2, 688 p. 2002.
BRASIL. Poder Executivo. Decreto nº 93.211, de 03 de setembro de 1986. Cria a Secretaria de Administração Pública da Presidência da República, extingue o Departamento Administrativo do Serviço Público, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 04/09/1986, Página13.275. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/198
-1987/decreto-93211-3-setembro-1986-443382-norma-pe.html
_______. Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV. Resolução nº 5, de 28 de julho de 1969. Cria os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, MT, BA, PE, PB, CE e PA/AP. Disponível em: https:// http://www3.cfmv.gov.br/portal/public/lei/index/id/784.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MARCELINO, G. F. Em busca da flexibilidade do Estado: o desafio das reformas planejadas no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 37, p. 641–659, 2003.
MAGALHÃES, C. A técnica de criação das autarquias. Revista do Serviço Público, p. 31, 1943.
MARQUES, J. de L.B.; CAVALCANTI, M.R.R. de M. Gestão de pessoas: estratégias de valorização do servidor como agente de transformação. IX Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2016.
OLIVEIRA, J. A. de.; MEDEIROS, M. da P. M. de. Gestão de pessoas no setor público – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 180p.: il., 2016.
PFEIFFER, I.; DUNLOP, J. Increasing productivity through empowerment. Supervisory Management, p. 8-17, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Andreey Almeida Teles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.