CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO ARQUIVÍSTICO SOB O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214144-53Resumo
Este artigo é baseado em trabalho de conclusão do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba apresentado em 2020. Aborda os impactos causados pela pandemia COVID-19 em universidades públicas da Paraíba. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa com foco direcionado ao trabalho exercido pelos arquivistas dessas instituições no período pandêmico de 2020. Buscou-se compreender como foi configurado o trabalho remoto dos arquivistas durante o período de o isolamento social, do ano de 2020, e quais as reconfigurações após a primeira flexibilização do período do isolamento. Compreende-se que os profissionais que atuam nos arquivos universitários são responsáveis, dentre outras atribuições, em dar suporte à toda infraestrutura de ações de gestão de documentos que subsidiam a tramitação e execução dos processos os quais viabilizam as atividades fins e meio conferindo valor probatório aos atos executados, além de fomentar dados estatísticos e possibilidades de auditorias. Dentre essas atividades podem ser mencionadas, a organização de documentos para execução de processos licitatórios, manutenção e organização dos prontuários de pacientes, trâmites de processos administrativos, de ensino, de pesquisa e extensão em suas diversas perspectivas no atendimento à sociedade. Sob essa perspectiva além das novas formas encontradas de trabalhar com a documentação nos arquivos das universidades públicas paraibanas, bem como o atendimento aos usuários no cenário pandêmico, observou-se como resultado dessa pesquisa, que os profissionais tiveram que se adaptar à realidade imposta, com a elaboração de novas técnicas de padronização dos serviços realizados remotamente, incrementado medidas e procedimentos tecnológicos de modo emergencial, e atualizando outros serviços já existentes que estavam programados e que forçosamente se concretizaram por antecipação em decorrência do cenário das atividades remotas.
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Copyright (c) 2021 Julianne Teixeira e Silva, Williane Albertim Meira
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