ANÁLISE HISTÓRICA DO CLIMA EM UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Márcia Rosângela de Souza Faculdade Internacional da Paraíba
  • Edivaldo Galdino Ferreira Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA)
  • Nadja Helaine de Araújo Secretaria de Saúde do Município de Trindade em Goiás; Universidade Federal da Paraíba
  • Gil Dutra Furtado http://orcid.org/0000-0001-5611-4814

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811162-167

Resumo

O estudo do clima urbano representa um dos importantes temas emergentes socioambientais para a sociedade. O presente trabalho realizou o estudo do clima na cidade de João pessoa (Paraíba, Brasil), no período de 1963 a 1970 e 2001 a 2015, a partir das observações de temperatura do ar, umidade relativa e pluviosidade. A presente pesquisa utilizou o subsistema Termodinâmico e Hidrometeórico, onde seus canais de percepção são utilizados como subsídio teórico para a compreensão de eventos climáticos com efeitos geradores de impactos no âmbito social e ambiental. Os resultados obtidos mostraram que na cidade estudada o processo de urbanização tem alterado o clima, ressaltando a fragilidade do planejamento urbano. A partir dos resultados analisados, observou-se variações entre dois períodos diferentes, onde em alguns anos ocorreram aumentos significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Rosângela de Souza, Faculdade Internacional da Paraíba

Engenheira Ambiental/Faculdade Internacional da Paraíba (FPB)

Edivaldo Galdino Ferreira, Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA)

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1980), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Especialização em Fruticultura Tropical pela Universidade Estadual da Paraíba (1998) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2013). É Pesquisador III da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - EMEPA-PB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: mangaba, mangabeiras, produção integrada, avaliação da qualidade, biologia molecular, produção de mudas, líder do grupo de pesquisa em fruticultura. É professor no curso de Agronomia da Faculdade Nova Esperança - FACENE e Consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR como Tutor do curso Técnico de Agronegócio

Nadja Helaine de Araújo, Secretaria de Saúde do Município de Trindade em Goiás; Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Desenvolvimento em Meio Ambiente pelo PRODEMA - UFPB , Possui graduação em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Trabalhou como tutora na disciplina Ecologia Básica e na disciplina de Pesquisa em Ensino de Ciências e de Biologia ( EAD) da Universidade Federal da Paraíba, trabalhou como pesquisadora e bióloga responsável pelo fitoplâncton - Consultoria em Projeto de Monitoramento Físico-químico e Biológico da Água. Trabalhou desde 1999 até 2017 como professora de Ciências e Biologia na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Município de Trindade em Goiás

Gil Dutra Furtado

Engenheiro Agrônomo/UFPB; Doutor em Psicobiologia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Agrônomo-Sócio da Cooperativa de Agronegócio (COOPAGRO)

Referências

ALVES FILHO, A.P. RIBEIRO, H. Configuração espacial de eventos de precipitação externa na região metropolitana de São Paulo: interações entre a ilha de calor e a entrada da brisa marítima. InterfacEHS, v. 2, p. 1-8, 2007.

CARVALHO, M.G.R.F. Estado da Paraíba: Classificação geomorfológica. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 1982.

GIL, A.C. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Composição por municípios. 2017. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 23 jun. 2018.

INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa. 2018. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br>. Acesso em 25 jun. 2018.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I.M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007.

MONTEIRO, C.A.F. Teoria e Clima Urbano, Série Teses e Monografias, n. 25. São Paulo: Instituto de Geografia/USP, 1976.

MONTEIRO, C.A.F. Teoria e clima urbano: um projeto e seus caminhos. In: Clima urbano, São Paulo: Contexto 2003.

SANTOS, P.M.; PEREIRA FILHO, A.J.; CAMARGO, R.; FESTA, M.; FUNARI, F.L.; SALUM, S.T.; OLIVEIRA, C.T.; SANTOS, E.M.; LOURENÇO, P.R.; SILVA, E.G.; GARCIA, W.; FIALHO, M.A. Evolução climática na região metropolitana de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., Florianópolis. Anais... CBMET, 2006. p. 1-6.

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Souza, M. R. de, Ferreira, E. G., Araújo, N. H. de, & Furtado, G. D. (2018). ANÁLISE HISTÓRICA DO CLIMA EM UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO. Environmental Smoke, 1(1), 162–167. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811162-167

Edição

Seção

Comunicações Curtas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>