ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050

Autores

  • Bruno de Sousa Gonzaga Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gabrielle Diniz dos Santos Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba
  • Dayse Luckwü Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba
  • Mirella de Almeida Braga Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147

Resumo

A acessibilidade vem sendo bastante comentada de acordo com a crescente preocupação com a inclusão social na sociedade atual. Sendo percebido como um tema de combate a segregação social, fato este de extrema importância em todos os patamares da sociedade, inclusive dentro das escolas, locais formadores de cidadãos e que devem ser de livre acesso para que todos tenham educação de forma igualitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o quesito acessibilidade nas áreas de circulação em duas escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa, e assim, comparar o que existe com o que é exigido pela norma NBR 9050. Para a análise dos dados foi produzido um estudo de campo, ou seja, visitas às escolas para perceber a acessibilidade, produzindo material para compor a presente pesquisa. Foi observado que a partir dos resultados foi possível compreender o universo que as duas escolas possuem e seus elementos de acessibilidade, porém alguns já depreciados ou alocados de forma errada os quais fogem do que rege a normativa NBR 9050. Assim, conclui-se que existe muito a ser melhorado dentro do sistema de ensino quando se trata de acessibilidade, sugerindo sempre a regulamentação da norma dentro dos ambientes de ensino.

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Biografia do Autor

Bruno de Sousa Gonzaga, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Arquitetura/Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades/Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Gabrielle Diniz dos Santos, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (2013). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Microclima urbano, conforto ambiental, conforto térmico, acessibilidade e comportamento (etologia) atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente,clima urbano, urbanização, educação ambiental e planejamento urbano

Dayse Luckwü, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Arquitetura e Urbanismo/UFPB; Doutora em Desenvolvimento Urbano/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Adjunta/UNIPÊ

Mirella de Almeida Braga, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em História/UFPB; Bacharela em Direito/Associação Paraibana de Ensino Renovado (ASPER); Mestra em Antropologia/UFPB; Doutoranda em Antropologia/UFPE; Professora Assistente/UNIPÊ

Referências

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Gonzaga, B. de S., Santos, G. D. dos, Luckwü, D., & Braga, M. de A. (2018). ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050. Environmental Smoke, 1(1), 127–147. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147

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