SATISFAÇÃO DE MULHERES ATENDIDAS PELO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DURANTE O TRABALHO DE PARTO EM MATERNIDADES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20203292Palavras-chave:
Fisioterapia, Parto, Trabalho de parto, Satisfação do pacienteResumo
A gestação e o parto são processos singulares, que constituem uma experiência especial no universo da gestante e de seu companheiro, que envolve as famílias, profissionais e a comunidade, onde um acompanhamento intraparto adequado pode melhorar a satisfação da mulher sobre àquele momento. O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de satisfação de puérperas que foram submetidas ao atendimento fisioterapêutico no trabalho de parto e parto em maternidadespúblicas do município de João Pessoa. O presente estudo e de delineamento transversal, realizado no setor destinado ao puerpério imediato de dois hospitais com maternidades da rede pública do município de João Pessoa, no período compreendido entre os meses de agosto e novembro de 2019, adotou-se a escolha de 1 alojamento por maternidade com a opção de realizar cálculos a partir da ocorrência dos eventos em 50% da população, o que garante o maior tamanho amostral. A amostra foi composta por quinze mulheres por maternidade, sorteadas aleatoriamente. A análise dos dados das puérperas participantes da pesquisa mostra que houve uma prevalência de mulheres jovens entre 21 e 30 anos, a amostra contou com multíparas nas mais diversas idades gestacionais, em sua maioria tiveram parto vaginal sem anestesia e não contaram com apoio do companheiro durante o trabalho de parto, havendo ainda em sua maioria alguma laceração ou procedimento cortante. Acredita-se que esse estudo contribui para uma possível adequação da dinâmica de funcionamento do serviços, mostramos que o fisioterapeuta é o profissional da saúde que dispõe de todo o conhecimento para fornecer suporte a parturiente.Downloads
Referências
Bavaresco, G. Z., Souza, R. S. O. D., Almeica, B., Sabatino, J. H., & Dias, M. (2011). O fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente. Ciência & Saúde Coletiva, 16, 3259-3266.
Batbaatar E., Dorjdagva J., Luvsannyam A. & Amenta P. (2015). Conceptualisation of patient satisfaction: A systematic narrative literature review. Perspectives in publichealth. 135(5):243-250.
Beckenkamp, K. (2015). Avaliação de satisfação da assistência fisioterapêutica no pré-parto no centro obstétrico do hospital Santa Cruz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.