Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • Todos os autores informaram afiliação institucional, ORCID, e links para o CV dos autores, por exemplo: Researcher ID/Publons (https://www.researcherid.com/), Scopus Author ID (https://www.scopus.com/), Currículo Lattes (http://www.lattes.cnpq.br/), Ciência Vitae (https://www.cienciavitae.pt/), ou outros.
  • O link Doi (http://doi.org/) foi mencionado, sempre que possível, para cada artigo citado na seção de Referências.
  • O texto é espaçado em 1,5 cm, com numeração das linhas; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12; usa itálico em vez de sublinhado; figuras e tabelas na forma de anexos.
  • O manuscrito segue o Código de Ética, os padrões de formatação e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores do Periódico/Editora Environmental Smoke.

Diretrizes para Autores

CÓDIGO DE ÉTICA:

-Objetivos e Políticas Editoriais:

-Todos os manuscritos submetidos (anonimamente, ou seja, sem identificação de autoria no arquivo e suas configurações) devem conter pesquisa original (incluindo figuras e tabelas) não publicada anteriormente e não sob consideração para publicação em outro lugar. Em geral, os autores não devem submeter para consideração de outra revista um artigo que tenha sido publicado anteriormente, exceto como parte de um resumo de uma palestra/conferência ou monografia/dissertação/tese acadêmica publicada.

-O principal critério de aceitação é a qualidade científica. Os artigos devem evitar o uso excessivo de abreviações ou jargões e devem ser inteligíveis para o maior público possível. Atenção especial deve ser dada às seções Resumo, Introdução e Discussão, que devem chamar a atenção para a novidade e a importância dos dados relatados. O não cumprimento desta recomendação pode resultar em atrasos na publicação ou rejeição do documento. Os artigos aceitos para publicação farão parte da coleção definitiva da revista.

-A Environmental Smoke é signatária da "The Declaration on Research Assessment (DORA)" (https://sfdora.org/), que incentiva todos os indivíduos e organizações interessados ​​em desenvolver e promover as melhores práticas na avaliação de pesquisas acadêmicas.

-O periódico Environmental Smoke está na lista das revistas reconhecidas internacionalmente com excelente qualidade de publicação, fazendo parte da "ICI Journals Master List database", do indexador Copernicus. Este indexador realiza sua avaliação com uma análise paramétrica multidimensional, verificando as edições publicadas até o momento, e também constatando que a revista adota regras de política anti-predatória.

-Procedimentos Éticos:

-Todos os manuscritos submetidos à revista Environmental Smoke devem estar de acordo com a conduta ética científica. Esta revista segue as normas éticas recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

-A pesquisa realizada com material biológico ou com seres humanos requer prova de aprovação do comitê de ética da agência governamental responsável. Neste caso, na seção Material e Métodos inserir as informações, tais como os seguintes exemplos:

a) Para animais: "A coleta de organismos foi autorizada pela/pelo (incluir agência/órgão governamental), relatório (inserir número de registo/código)".

b) Para os seres humanos: "O estudo e o questionário foram aprovados pelo Comitê de Ética do (incluir agência governamental), relatório (inserir número de registo/código)".

-Ao relatar experimentos em humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos estavam de acordo com os padrões éticos do comitê responsável pela experimentação humana (institucional ou regional) e com a Declaração de Helsínquia junto ao Código de Ética da Associação Médica Mundial; adicionalmente, o guia da instituição ou do conselho de pesquisa nacional, ou qualquer lei nacional deve ser referenciado/descrito em detalhes.

Além disso, em trabalhos que envolvam questionários/entrevistas, será necessário documento assinado por todos os participantes, consentindo a sua participação na pesquisa. No caso de menores de 18 anos, será necessário um documento assinado pelos pais, consentindo a participação de seu filho.

-Para experimentos com animais, devem ser cumpridas as diretrizes ARRIVE ("Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments") e devem ser realizadas de acordo com a Lei do Reino Unido de 1986 sobre Animais ("Animals - Scientific Procedures - Act 1986"), ou a Directiva 2010/63/UE da União Europeia sobre a protecção dos animais utilizados para fins científicos, ou a Lei nº 11.794/2008 do Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, ou a Política do Serviço de Saúde Pública dos EUA sobre Cuidados Humanos e Utilização de Animais de Laboratório e, se aplicável, a Lei sobre o bem-estar dos Animais (Animal Welfare Act).

-Plágio:Todos os artigos serão submetidos ao detector de plágio, no website https://www.plagius.com/br. Os autores serão contactados se for detectado qualquer plágio (usando informação de qualquer autor sem a devida citação). Este periódico segue diretrizes internacionais para a ética, os quais encorajam os autores a verificarem a informação mencionada em seu manuscrito, promovendo o devido crédito para o autor que fez a afirmação em estudos prévios, e assim fazer as citações que são necessárias para a boa conduta acadêmico-científica. Em casos de confirmação de plágio, o artigo será rejeitado.

-Considerações da Publicadora:

Ressaltamos que o processo de avaliação desta revista é duplo-cego aos pares, no qual os autores não tem acesso aos revisores, bem como os avaliadores não sabem que são os autores.

A decisão de aceitação dos manuscritos é realizada com base na revisão feita pelos avaliadores, com decisão final do Editor-de-Seção responsável pelo volume.

Caso seja necessário o Editor de Seção irá convidar mais revisores para ter uma decisão mais fidedigna de aceitação do artigo.

Mais detalhes sobre o processo de revisão, clique em Processo de Revisão.

-Mudanças nos manuscritos aceitos e/ou publicados:

Em casos que requeiram correções pelo periódico (errata - retificação de publicação), retratações pelo autor(s) (corrigendum - mudanças na autoria) e/ou expressões editoriais de preocupação, o manuscrito será republicado com mudanças, explicitamente visíveis no "novo manuscrito".

-Errata – Retificação de publicação:

Se os autores detectarem algum erro no artigo depois de este ter sido publicado, podem solicitar correções à equipe editorial, utilizando o sistema ScholarOne, ou enviando email para a revista (smoke@environmentalsmoke.com.br), indicando o título completo do manuscrito original.
Este pedido será verificado pela equipe editorial e, se for aprovado, a correção será publicada como um novo manuscrito (incluindo o DOI), contendo a nova informação corrigida. E neste novo documento a ser publicado, será feita referência ao artigo original publicado.

-Corrigendum – mudanças na autoria:

Durante a submissão, o responsável pelo envio e comunicação de quaisquer assuntos relacionados com o manuscrito (autor de correspondência) deve verificar duplamente a lista e a ordem de todos os autores/co-autores. Os nomes dos autores só devem ser acrescentados, retirados ou reorganizados com a autorização do editor responsável antes de o manuscrito ser aceite. Uma explicação para a modificação da lista de autores, juntamente com um documento assinado por cada autor/co-autor, indicando o seu consentimento para a adição, eliminação ou reorganização de autoria devem ser enviados ao editor responsável pelo manuscrito, utilizando o sistema ScholarOne, ou enviando email para a revista (smoke@environmentalsmoke.com.br), indicando o título completo do manuscrito original. Quando um autor é acrescentado ou suprimido, este documento também fornece a confirmação do autor acrescentado ou suprimido.

NOMENCLATURA TAXONÔMICA:

-Estudos envolvendo nome de espécies (incluindo proposta de novas espécies), verifique as normas adotadas pelo Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN), Código Internacional de Nomenclatura para Algas, Fungos e Plantas (ICN), Código Internacional de Nomenclatura de Procariotos (ICNP), Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), ou outro aplicável.

Nota: Para a primeira menção do nome da espécie escreva seu nome completo (gênero + espécie) juntamente com a autoria e ano de publicação.

Nota: Caso o nome da espécie seja o mesmo do nome original, escreva a autoria e ano sem parênteses. Entretanto, caso o nome tenha sido alterado por revisões taxonômicas, utilize o parênteses.

Exemplos: Hermodice carunculata (Pallas, 1766) / Escherichia coli Castellani & Chalmers, 1919 / Hancornia speciosa Gomes, 1812.

Alguns sites oficiais para verificação do atual status taxonômico das espécies: https://www.gbif.org/ , https://www.marinespecies.org/ , https://www.algaebase.org/

ACESSO AOS DADOS: Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados de investigação que apoiam o seu artigo para revisão editorial e/ou para cumprir os requisitos de dados abertos da revista. Os autores devem estar preparados para fornecer acesso público a tais dados, se praticável, e devem estar preparados para reter tais dados durante um número razoável de anos após a publicação.

DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DE CRÉDITO DE AUTORIA ("CREDIT AUTHORSHIP CONTRIBUTION STATEMENT"): Os autores devem divulgar a contribuição de cada um, por exemplo Conceptualização, Curadoria de dados, Análise formal, Metodologia, Administração de projetos, Escrita, Revisão do texto, Validação, e outras que possam ser aplicáveis.

DECLARAÇÃO DE INTERESSE ("DECLARATION OF INTEREST"): Os autores devem acrescentar na submissão do manuscrito (arquivo word) a seção Declaração de interesse, revelando quaisquer conflitos de interesse que possam existir em suas pesquisas, por exemplo, quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam ser vistas como influenciando (enviesamento) inadequadamente a seu estudo. Se não for aplicável, favor escrever: "The authors disclose that they have no known competing financial interests or personal relationships that could have appeared to influence the study reported in this manuscript".

FONTE DE FINANCIAMENTO ("FUNDING SOURCE"): Todas as fontes de apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo devem ser declaradas, assim como o papel do(s) patrocinador(es), se houver, na concepção do estudo; na coleta, análise e interpretação dos dados; na redação do manuscrito; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Caso a(s) fonte(s) de financiamento não tivesse(em) tal envolvimento, isto deveria ser declarado: "The authors declare that no funding is applicable for this research".

NOTA: Situações de omissão, por favor enviar um e-mail para a Revista (smoke@environmentalsmoke.com.br).

DIRETRIZES PARA OS MANUSCRITOS:

Os manuscritos a serem submetidos devem ser somente escritos em Língua Inglesa (para as edições quadrimestrais normais).

-Para edições especiais (organizadas por um editor convidado), idiomas adicionais podem ser aplicados, por exemplo Português, Espanhol, Francês, Chinês.

Os arquivos de texto devem ser enviados em formato Word.

Os textos podem ser publicados como Artigo Completo, Comunicação Curta ou Resumo.

ARQUIVOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS DURANTE O PROCESSO DE SUBMISSÃO:
1) Página de título: com o Nome completo de todos os autores, em ordem de autoria; Orcid e afiliação completa de cada autor; Email de cada autor, com a indicação do autor de correspondência; e Declaração de Contribuição de Crédito de Autoria.
2) Texto completo do manuscrito sem a indicação de autoria.

Obs.: As informações de autoria (autores, instituições, link Orcid, link URL/CV, e-mails) devem ser também inseridas durante o processo de submissão da revista.

1) Artigos completos:

Submissões de artigos completos são manuscritos contendo as seguintes seções: 1) Primeira Página: Título, Resumo e Palavras-chave; 2) Introdução; 3) Material e Métodos; 4) Resultados; 5) Discussão; 6) Conclusões; 7) DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DE CRÉDITO DE AUTORIA; 8) DECLARAÇÃO DE INTERESSE; 9) FONTE DE FINANCIAMENTO; 10) Agradecimentos (opcional); 11) Referências.

Os artigos em outras áreas do conhecimento (por exemplo, Ciências Sociais) podem seguir outra organização de seção. Os itens listados são recomendações e servem apenas como um guia de formatação.

Caso os autores prefiram podem unificar Resultados e Discussão. Quando aplicável, a seção Materiais e Métodos deve indicar o Comitê de Ética que avaliou os procedimentos para estudos em humanos ou as normas seguidas para a manutenção e tratamentos experimentais de animais.

1.1) Formato dos Artigos Completos:

A. Configuração da página: tamanho de papel A4; margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,5 cm.

B. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

C. Espaçamentos: 1,5 entre linhas.

1.2) Tópicos do Artigo Completo:

Título: até 250 caracteres.

Autores e instituições (Apenas no sistema de submissão):

Autores: Adicionar o nome completo dos autores, juntamente com a afiliação acadêmica completa. O endereço eletrônico (e-mail) do autor de correspondência deve ser indicado.

Na Submissão online, inclua o identificador ORCID (https://orcid.org/) de todos os autores.

Na parte "URL", inclua o link do CV de cada autor, por exemplo: Web of Science Profile/Researcher ID/Publons (https://www.webofscience.com/), Scopus Author ID (https://www.scopus.com/), Currículo Lattes (http://www.lattes.cnpq.br/), Ciência Vitae (https://www.cienciavitae.pt/), ou outro.

Carta de apresentação (Cover letter): Escreva uma carta para a equipe editorial, explicando as razões pelas quais você está enviando seu manuscrito para a Revista Environmental Smoke, descrevendo novas descobertas ou a novidade do estudo (você pode preencher o campo vazio disponível ou enviar um arquivo).

Resumo: Forneça um sumário, contendo uma breve introdução, o objetivo do estudo, a principal abordagem metodológica, os achados mais importantes e as conclusões do estudo.

Palavras-chave: Três a cinco itens devem se fornecidos.

Introdução: deve definir o propósito do estudo, fornecer um breve resumo (não uma revisão) de trabalhos anteriores relevantes e indicar que houve mais progresso na pesquisa. Não deve incluir dados ou conclusões do trabalho relatado.

Material e Métodos: Os autores devem fornecer informações claras e suficientes para permitir que o estudo seja repetido por outros. As técnicas padrão precisam apenas ser referenciadas. Inclua informação sobre Ética, caso aplicável.

Ética: A investigação realizada com material biológico ou com seres humanos requer prova de aprovação do comitê de ética da agência governamental responsável. Neste caso, na seção Material e Métodos inserir as informações, tais como os seguintes exemplos:

a) Para animais: "A recolha de organismos foi autorizada pela (incluir agência governamental), relatório (inserir número de registo/código)".

b) Para os seres humanos: "O estudo e o questionário foram aprovados pelo Comitê de Ética
do (incluir agência governamental), relatório (inserir número de registo/código)".

-Ao relatar experiências em humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos estavam de acordo com os padrões éticos do comitê responsável pela experimentação humana (institucional ou regional) e com a Declaração de Helsínquia (O Código de Ética da Associação Médica Mundial) de 1975, revista em 1983; foi seguida a orientação do conselho de investigação da instituição ou nacional, ou qualquer lei nacional sobre os cuidados e utilização de animais de laboratório.

-Para experiências com animais devem cumprir as directrizes ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) e devem ser realizadas de acordo com a Lei do Reino Unido de 1986 sobre Animais (Procedimentos Científicos), ou a Directiva 2010/63/UE da União Europeia sobre a protecção dos animais utilizados para fins científicos, ou a Resolução do Ministério da Saúde do Brasil, ou a Política do Serviço de Saúde Pública dos EUA sobre Cuidados Humanos e Utilização de Animais de Laboratório e, se aplicável, a Lei sobre o Bem-Estar dos Animais.

Resultados: Deve ser um relato conciso das novas informações descobertas, com o menor julgamento pessoal. Não repita no texto todos os dados das tabelas e ilustrações.

Discussão: Deve se limitar ao significado das novas informações e relacionar as novas descobertas ao conhecimento existente. Apenas citações inevitáveis ​​devem ser incluídas.

Nota: Resultados e Discussão podem ser formatados em um único tópico, como se segue: "Resultados e Discussão". Se necessário, os avaliadores podem sugerir que este tópico seja escrito em dois tópicos separados, seguindo o formato tradicional adotado.

Conclusões: Os autores devem escrever nesta seção uma síntese dos resultados do manuscrito, de forma breve e concisa, podendo incluir algo a respeito de perspectivas futuras que este trabalho poderá produzir, por exemplo.

CREDIT AUTHORSHIP CONTRIBUTION STATEMENT: Favor divulgar a contribuição de cada autor, por exemplo Conceptualização, Curadoria de dados, Análise formal, Metodologia, Administração de projetos, Escrita, Revisão, Validação, e outras que possam ser aplicáveis.

DECLARATION OF INTEREST: Os autores devem acrescentar na submissão do manuscrito (arquivo word) a seção Declaração de interesse, revelando quaisquer conflitos de interesse que possam existir em suas pesquisas, por exemplo, quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam ser vistas como influenciando (enviesamento) inadequadamente seu estudo. Se não for aplicável, favor escrever: "Os autores revelam que não têm interesses financeiros concorrentes conhecidos ou relações pessoais que possam parecer ter influenciado o estudo relatado neste manuscrito".

FUNDING SOURCE: Todas as fontes de apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo devem ser declaradas, assim como o papel do(s) patrocinador(es), se houver, na concepção do estudo; na coleta, análise e interpretação dos dados; na redação do relatório; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Caso a(s) fonte(s) de financiamento não tivesse(em) tal envolvimento, isto deveria ser declarado: "Os autores declaram que nenhum financiamento é aplicável a esta pesquisa".

AGRADECIMENTOS (opcional): Este periódico recomenda que os autores acrescentem qualquer apoio que tenham obtido para realizar a pesquisa. Entretanto, os autores não devem incluir as mesmas informações já presentes na seção "Funding Source".

Citações e Referências: Recomenda-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Somente as citações que aparecem no texto devem ser referenciadas. Artigos não publicados, a menos que aceitos para publicação, não devem ser citados. Manuscritos aceitos para publicação devem ser citados como "no prelo" e uma carta de aceitação da revista deve ser fornecida. Dados não publicados devem ser citados no texto apenas como "observações não publicadas" ou "comunicação pessoal" (dependendo do caso), e uma carta de permissão do autor.

Os autores tem a opção de inserir as Citações e Referências utilizando a ferramenta Mendeley (ABNT - Português Brasil)

-CITAÇÕES (adaptado da ABNT NBR 10520: 2002): https://www.normasabnt.org/citacoes/.

* Deve ser usado o último sobrenome/apelido do(s) autor(es), ou os últimos sobrenomes ligados por um hífen. Exemplos: Figueiredo (2017), Gonçalves-Dias et al. (2013).

* Até 3 (três) autores cite-os todos. O uso de "et al." (sem itálico) é utilizado em casos a partir de 4 (quatro) autores ou mais.

* Quando se referir ao(s) mesmo(s) autor(es) em anos diferentes, acrescentar "a", "b"... Exemplos: Christoffersen (2005a, 2005b); Isaza, Lira e Costa (2016a, 2016b, 2016c). Sempre que a citação estiver dentro dos parênteses use ponto e vírgula: (LOUKILI; BELGHYTI, 2007).

Nota: Quando o último sobrenome é "Filho", "Neto" ou "Júnior", o anterior pode, opcionalmente, ser adicionado. Exemplos: Silva Neto et al. (2019), Duarte Filho (2015).

* Quando mais de um manuscrito é citado na mesma frase, utilize sequência cronológica, ou seja, do mais antigo ao mais novo. Exemplos: (MORAVEC; TARASCHEWSKI, 1988; DE CHARLEROY et al., 1990; KIRK, 2003; ROLBEICKI; ROKICKI, 2005).

Note: Quando vários manuscritos publicados no mesmo ano são citados na mesma frase, use sequência alfabética. Exemplos: (KNOPF, 2006; MÜNDERLE et al., 2006; TARASCHEWSKI, 2006).

A) Citações Diretas: Onde exatamente partes iguais de um determinado autor são extraídas - ipsis litteris:

* Para seções com até 3 (três) linhas, devem ser inseridas aspas duplas no início e no final da seção, e a autoria deve estar entre parênteses, incluindo sobrenome, ano e a página onde as informações transcritas foram retiradas.

Exemplo: Furtado et al. afirmaram que "a relação intrínseca existente entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental não deve ser restringida" (FURTADO et al., 2020, p. 45).

* Para seções maiores que 3 (três) linhas, deve-se separar com um espaço acima e abaixo do restante do texto, faça um recuo de 4cm da margem esquerda, use as aspas duplas no início e no final da frase, reduza o tamanho da fonte para 11 (onze), e a autoria deve estar entre parênteses, incluindo sobrenome, ano e a página onde as informações transcritas foram tiradas.

Exemplo:

“Melhoria das condições ambientais e sanitárias dentro do município a diminuição no volume de lixo que necessita ser aterrado, o aumento da vida útil do aterro, a economia de energia, a economia de matéria-prima virgem. Os benefícios sociais, geração de empregos diretos e indiretos [...]” (GRIPPI, 2001, p. 78).

B) Citações indiretas: Ao utilizar seções de outro manuscrito como base para escrever uma frase em suas próprias palavras.

* Quando a citação ocorre com os nomes do(s) autor(es) fora do parêntese, apenas a primeira letra do nome do autor deve ser maiúscula:

Exemplo: Lamenzon e Patriota (2009) argumentam que a água pode reparar alguns desses efeitos, melhorando a adaptação [...].

* Quando a citação ocorre com os nomes do(s) autor(es) dentro do parêntese, o nome do autor deve ser capitalizado:

Exemplo: [...] que culmina em um bom desenvolvimento para o gado nacional (PEDREIRA; PEREIRA; PAIVA, 2013).

* Quando mais de um manuscrito for citado, coloque-os em ordem cronológica, separados por ponto-e-vírgula.

Exemplo: As políticas públicas devem ser constantemente avaliadas pela própria sociedade com relação às suas relações éticas com a fauna (POCAR, 2013; ARRUDA; FURTADO, 2017; SILVA et al., 2019).

C) Citação de citação: Ao utilizar partes de um determinado autor para o qual o manuscrito original não estava disponível, citando por um outro autor, a expressão "apud" deve ser inserida.

Exemplo: [...] dada a promoção da cultura da imagem corporal (HANCOCK et al., 2000 apud BROWN; RANDLE, 2005).

Nota: Situações omissas, favor enviar um e-mail para a Revista (smoke@environmentalsmoke.com.br), ou consultar as regras oficiais no site: https://www.normasabnt.org/citacoes/.

-REFERÊNCIAS (adaptado da ABNT NBR 6023: 2018): https://www.normasabnt.org/nbr-6023/.

NOTA: Adicionar o link DOI (com o prefixo "https://doi.org/" + o número DOI) para cada referência, sempre que possível (não sendo necessário inserir data de acesso).

Caso não possua o link do DOI, adicione o link do site, juntamente com a data de acesso.

NOTA: Todos os autores de cada referência devem ser mencionados.

A) Artigos científicos: Manuscritos publicados em periódicos científicos, devendo ser organizados da seguinte forma: SOBRENOME(S) AUTOR(S), AUTOR INICIAL(S) (se houver mais de um autor, devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título do artigo, Título do periódico (em negrito), Cidade do periódico, Volume, Número (Edição), Paginação, Ano. Available from: Doi (de preferência) ou link do website (se não houver Doi disponível). Ao inserir o link do website, adicione também informações de acesso: Accessed on: dia, mês (primeiras três letras.) e ano.

Exemplos: FIREBAUGH, C.M.; BEESON, T.; WOJTYNA, A.; ARBOLEDA, R. Increased PM2.5 levels associated with increased incidence of COVID-19: the Washington wildfires of 2020. Environmental Smoke, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 49–53, 2021. Available from: https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214249-53.

- CRONEMBERGER, I.H.G.M.; TEIXEIRA, S.M. Famílias vulneráveis como expressão da questão social e à luz da política de assistência social. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal, v. 9, n. 2, p. 92-117, 2013. Available from: https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/interface/article/view/357. Accessed on: 20 Dec. 2020.

B) Livros: Os livros, quando citados em sua totalidade, devem ser referenciados da seguinte forma: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), INICIAIS DO(S) AUTOR(ES) (se houver mais de um autor, devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título do livro (em negrito): subtítulo (se aplicável, não em negrito). Tradução (se traduzido de outra versão do idioma). Edição (se for o caso). Cidade de publicação: Editora, Ano. Disponível em: Doi (de preferência) ou link do website (se não houver Doi disponível). Ao inserir o link do website, adicione também informações de acesso: Acesso em: dia, mês (primeiras três cartas.) e ano.

Exemplos: LANA, P.C.; BERNARDINO, A.F. Brazilian estuaries: A benthic perspective. Brazilian Marine Biodiversity series. Cham: Springer, 2018. Available from: https://doi.org/10.1007/978-3-319-77779-5.

- COROMINAS, J.; PASCUAL, J.A. Diccionario crítico etimológico castellano e hispánico. Volume 7 de Biblioteca Románica hispánica: Diccionarios. Madrid: Gredos, 1989. Available from: https://books.google.pt/books/about/Diccionario_cr%C3%ADtico_etimol%C3%B3gico_castel.html?id=sWqztQEACAAJ&redir_esc=y. Accessed on: 30 Apr. 2022.

- RICE, E.W.; BAIRD, R.B.; EATON, A.D. (ed.). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 23. ed. Washington: American Public Health Association (APHA) / American Water Works Association (AWWA) / Water Environment Federation (WEF), 2017. Available from: https://www.wef.org/resources/publications/books/StandardMethods/. Accessed on: 15 Jan. 2021.

- REDFEARN, R. Schemes of work for Primary languages: Scheme of work Years 3/4. Nottingham: La Jolie Ronde, 2006. Available from: https://www.europeanbookshop.com/languagebooks/code/003017. Accessed on: 12 Nov. 2021.

- BREALEY, R.A.; MYERS, S.C.; ALLEN, F. Princípios de Finanças Corporativas. Tradução de Ronald Saraiva de Menezes. 12. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2018. Available from: https://www.dilivros.com.br/livro-principios-de-financas-corporativas-9788580556100,b41934.html. Accessed on: 5 May 2022.

C) Capítulos de livros: Quando uma seção de um determinado livro é referenciada, ela tem o seguinte formato: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), INICIAIS DO(S) AUTOR(ES) (se for mais de um autor, devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título do capítulo. In: SOBRENOME(S) DE ORGANIZADOR(es) OU EDITOR(es), INÍCIO(s) DE ORGANIZADOR(es) OU EDITOR(es) (Org. ou Ed.). Título do Livro (em negrito): subtítulo (se houver, não em negrito). Cidade de publicação: Editora, Ano. volume (se aplicável), Capítulo (se aplicável), Paginação. Elementos opcionais (Disponível em: link do site. Acesso em: dia, mês (primeiras três letras.) e ano).

Exemplo: GILBERT, K.A.; SETZ, E.Z.F. Primates in a fragmented landscape: six species in central Amazonia. In: BIERREGAARD, R.O.; GASCON, C.; LOVEJOY, T.E.; MESQUITA, R. (Org.). Lessons from Amazonia: ecology and conservation of a fragmented forest. New Haven: Yale University Press, 2001. p. 262-270. Available from: https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=s3YQx894sqIC&oi=fnd&pg=PA262&ots=9ui7LRbAeT&sig=OtF-2gG593XRRFZZpCDXntu1xa0&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Accessed on: 3 Oct. 2020.

D) Anais da Conferência: Publicações em Congresso, Simpósio, Conferência, que podem ser impressas e/ou eletrônicas. Formato: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), INICIAIS DO(S) AUTOR(ES) (se houver mais de um autor, eles devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título resumido. In: NOME DA CONFERÊNCIA, Número da edição do evento, Ano, Cidade do evento. Nome do Anais da Conferência/Revista Acadêmica (em negrito). Cidade de publicação: Editora/empresa editora, Ano. Paginação. Elementos opcionais (Disponível em: link do site. Acesso em: dia, mês (primeiras três cartas.) e ano.)

Exemplos: MARD-SOLTANI, M.; RASAEE, M.J.; KHALILI, S.; SHEIKHI, A.K.; HEDAYATI, M. ELISA Based hTSH Assessment Using Two Sensitive and Specific Anti-hTSH Polyclonal Antibodies. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON BIOTECHNOLOGY AND BIOLOGICAL SCIENCES, 15., 2021, Rome. International Journal of Chemical and Molecular Engineering. Noida: World Academy of Science, Engineering and Technology, 2018. p. 67-71. Available from: https://doi.org/10.5281/zenodo.1315871.

- SANTOS, M.L.F.; SOUSA, L.H.G.; SILVA NETO, C.F. Análise do uso e ocupação do solo da Área de Proteção Ambiental Tambaba – litoral sul da Paraíba. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBSR, 2011. p. 4526-4532. Available from: http://docplayer.com.br/21710369-Analise-do-uso-e-ocupacao-do-solo-da-area-de-protecao-ambiental-tambaba-litoral-sul-da-paraiba.html. Accessed on: 13 Jun. 2021.

E) Teses de doutorado, Dissertações de mestrado, Monografias/Trabalho de Conclusão de Curso: Elas apresentam o seguinte formato: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(S), INICIAIS DO(S) AUTOR(S) (se houver mais de um autor, devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título da tese (em negrito): subtítulo (se houver, não em negrito). Ano de depósito: Número de páginas. Tese (Doutorado/Mestrado/ Graduação em Nome do Curso) –(hífen/meia-risca) Departamento/Centro, Universidade, Cidade, Ano de Defesa. Elementos opcionais (Disponível a partir de: link do site. Acesso em: dia, mês (primeiras três letras.) e ano).

Exemplos: LIMA, S.C.S. Propagação vegetativa do Protium spp: Protium heptaphyllum, Protium spruceanum e Protium guacayanum. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012. Available from: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/2421?mode=full. Accessed on: 3 Aug. 2020.

- HERNÁNDEZ-KANTÚN, J.J. Taxonomy, molecular biodiversity and ecology of coralline algae (Corallinales: Rhodophyta), with special emphasis on maerl-forming species. 2013. 182 pp. PhD Thesis (Doctor of Philosophy) – National University of Ireland, Galway, 2013. Available from: https://aran.library.nuigalway.ie/handle/10379/4462. Accessed on: 15 Jan. 2021.

F) Legislação (Leis, Decretos, Normas): Apresenta o seguinte formato: ÓRGÃO LEGISLATIVO GOVERNAMENTAL. Lei (com número e data de publicação). Epígrafe e menu transcritos. Livro ou Diário Oficial/Jornal (em negrito): Cidade, Volume ou equivalente (se aplicável), Número ou Edição (se aplicável), Paginação (se aplicável), Data de vigência da Lei. Disponível a partir de: link do site. Acesso em: dia, mês (primeiras três cartas.) e ano.

Exemplos: LEGIFRANCE. Loi n°2002-2 du 2 janvier 2002. Rénovant l'action sociale et médico-sociale. Journal Officiel: Paris, 3 jan. 2002. Available from: https://www.legifrance.gouv.fr/eli/loi/2002/1/2/MESX0000158L/jo/texte. Accessed on: 14 Jan. 2021.

- SENADO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Projeto de Lei do Senado n° 221, de 2015. Altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que "dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências", para incluir como objetivo fundamental da educação ambiental o estímulo a ações que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e a educação ambiental como disciplina específica no ensino fundamental e médio, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação, para tornar a educação ambiental disciplina obrigatória. Senado Federal: Brasília, 15 abr. 2015. Available from: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/120737. Accessed on: 9 Jan. 2021.

G) Websites: AUTOR(ES) ou INSTITUIÇÃO (acrônimo e nome completo). Título da publicação (em negrito): subtítulo (se aplicável, não em negrito). Ano. Disponível em: link do site. Acesso em: dia, mês (primeiras três letras.) e ano.

Exemplos: RIFVEH (Réseau Internet Francophone Vulnérabilités et Handicaps). Risques de la contention. 2005. Available from: http://www.rifvel.org/RIFVEH/. Accessed on: 11 Jan. 2019.

- CFSPH (The Center for Food Security & Public Health). Brucellosis: Brucella canis Contagious Abortion, Undulant Fever. Institute for International Cooperation in Animal Biologics, 2018. Available from: http://www.cfsph.iastate.edu/Factsheets/pdfs/brucellosis_canis.pdf. Accessed on: 10 Oct. 2018.

Nota: Situações de omissão, favor enviar um e-mail para o Jornal (smoke@environmentalsmoke.com.br), ou consultar as regras oficiais no site: https://www.normasabnt.org/nbr-6023/.

Anexos: Este tópico inclui os seguintes itens, que devem ser enviados em arquivos separados:

Tabela(s): As tabelas devem ser enviadas em arquivos .doc ou .docx. Elas devem conter a indicação no corpo do texto.

Figura(s): Fotografias, desenhos, gráficos, entre outros, são considerados figuras e devem ser enviados em arquivos separados. Elas devem conter a indicação no corpo do texto. As figuras devem vir em formato tiff, bmp ou jpg (mínimo 300 dpi).

Material(s) complementar(es): Arquivos complementares, que podem ser: dados brutos da busca, figuras e tabelas que não podem vir nos formatos especificados acima, arquivos de vídeo e áudio, entre outros.

NOTA: As legendas dos apêndices devem vir no final do manuscrito, em uma página separada após as Referências.

2) Comunicações Curtas:
As comunicações curtas destinam-se a relatar pesquisas que avançaram ao estágio em que se considera que os resultados devem ser divulgados de forma breve e concisa (três a cinco páginas). As comunicações curtas devem conter 1) Resumo, 2) Introdução, 3) Material e Métodos, 4) Resultados e Discussão, e 5) Referências. Tabelas e figuras podem ser incluídas, mas a extensão do texto deve ser reduzida proporcionalmente. Os manuscritos submetidos como artigos, mas que se verifique estarem de acordo com estas especificações, serão publicados como comunicações curtas, com a concordância do(s) autor(es).
Após a primeira triagem, os artigos serão avaliados por pelo menos dois revisores, sendo de instituições educacionais e/ou nacionais e internacionais, com produção científica comprovada. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo poderá ser aceito ou rejeitado, considerando as revisões recebidas.

3) Resumos:
Os manuscritos podem ser enviados em formato de resumo, o qual é restrito a uma única página. Ele deve conter uma breve introdução, o objetivo do estudo, a principal abordagem metodológica, os achados mais importantes e as conclusões do estudo.
Qualquer dúvida sobre normas, envio ou serviços de tradução, entre em contato conosco em smoke@environmentalsmoke.com.br.

TAXAS PARA OS AUTORES

Devido aos custos necessários necessários para manutenção desta revista, todos os artigos aceitos serão cobrados uma taxa para publicação.

Em Reais Brasileiros: R$ 200,00 (duzentos)
Em Euros: € 100,00 (cem)
Em Dólares: $ 100,00 (cem)
Em Yuan: ¥ 500,00 (quinhentos)
Em Rupia Indiana: ₹ 6.000,00 (seis mil)

Para artigos completos acima de 30 páginas, uma taxa adicional será cobrada, de 10% sobre o valor total por cada 5 páginas excedentes. Por exemplo, artigos com 35 páginas, será cobrado 220 Reais, ou 110 Euros, ou 110 Dólares, conforme a moeda de pagamento.

Em alguns casos específicos, os autores poderão solicitar desconto, tais como estudantes de escolas públicas como-único-autor, autores de países pobres ou em desenvolvimento, de acordo com os critérios da OCDE, World Bank, EIFL, e outros. No entanto, o desconto não é garantido.
Para quaisquer dúvidas entre em contato com a Equipe Editorial: smoke@environmentalsmoke.com.br

Todos os manuscritos publicados nesta revista são abertos aos leitores.

Artigos Completos

Política padrão de seção

E-Books

Esta seção destina-se à submissão de livros digitais, os quais serão publicados em formato 'E-book'.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços divulgados neste site serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta revista e não estão disponíveis para outros fins.