ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE IDOSOS COM LIMITAÇÃO DE MOBILIDADE FÍSICA NO BRASIL E NO ESTADO DA PARAÍBA: USO SISTEMA (SISAP-IDOSO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811174

Resumo

O envelhecimento é um processo de perdas funcionais que podem dificultar no desempenho de alguns gestos e de algumas atividades do dia a dia e fisiológicas, decorrente de algumas doenças e pela falta de atividade física, que vem sendo acelerado em todo Brasil, provocando profundas mudanças no perfil da sociedade e nos sistemas de saúde. É possível monitorar a proporção de idosos com limitação de mobilidade física através da consulta ao Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso) que é uma ferramenta desenvolvida pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI) do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os resultados podem mostrar que a população brasileira e paraibana idosa, tem aumentado os cuidados com a saúde e o nível de atividade física e que as ações de promoção de saúde e de monitoramento do sedentarismo em todos os níveis da atenção tem melhorado a qualidade de vida dos idosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jordane Reis de Meneses Junior
    Graduado em Bacharelado em Educação Fisica pela (UFPB), tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente no seguinte tema: qualidade de vida, idoso, criança, adolescente, condicionamento físico, atividade física. Participou de projetos de pesquisas no laboratorio de atividade física e saúde(UFPB). Trabalha com grupos especiais e Treinamento personalizado musculação. Experiência no treinamento funcional e treinamento HIIT. Atuação como Árbitro Profissional dos Campeonatos Paraibanos e Copa do Nordeste. Atual professor e Personal na academia UP.

Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE IDOSOS COM LIMITAÇÃO DE MOBILIDADE FÍSICA NO BRASIL E NO ESTADO DA PARAÍBA: USO SISTEMA (SISAP-IDOSO). (2018). Environmental Smoke, 1(1), 174. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811174