ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) DE JOÃO PESSOA, NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20236153-63%20%20

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola Cidadã Integral Técnica, Práticas Ambientais, PNEA

Resumo

Este trabalho buscou apresentar como a Educação Ambiental se apresenta nas atividades didático-pedagógicas da ECIT João Roberto Borges de Souza, conforme a Resolução CNE/CP nº2/2012 que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. É importante destacar que a inserção da questão ambiental nos currículos das escolas de educação básica vem sendo recomendada por diversos fatores que se alimentam para as políticas públicas no Brasil, entre elas a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e ainda a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Por meio de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com análise descritiva e explicativa, foi possível observar a partir da análise documental que a escola atendeu parcialmente com o disposto na resolução. Com base nos documentos analíticos analisados ​​apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Com base nos documentos analíticos analisados ​​apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Com base nos documentos analíticos analisados ​​apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente.

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Biografia do Autor

Ary Gustavo da Silva Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Tecnólogo em Gestão Ambiental e Especialista em Ciências Ambientais. Professor do Curso de Comércio da ECIT João Roberto Borges de Souza e Graduando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

Fernanda Tomassoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brazil. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (2010). Tecnóloga em Agricultura e Pecuária. Especialista em Políticas Públicas e Elaboração de Projetos Sociais. Especialista em Educação Especial, Brasil

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brazil

Bacharel em Informática (1994) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestrado em Informática Industrial (1998) pelo CEFET-PR; e Doutorado em Informática na Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio sanduíche no Laboratório de Informática de Grenoble, França, de junho de 2007 a maio de 2008. Atualmente é Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (desde março de 1997), vinculado ao Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (desde agosto de 2009), Pato Branco, Paraná, Brasil

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Cesar, A. G. da S., Tomassoni, F., & Pontarolo, E. (2023). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) DE JOÃO PESSOA, NORDESTE DO BRASIL. Environmental Smoke, 6(1), 53–63. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20236153-63

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