ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) DE JOÃO PESSOA, NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20236153-63%20%20Palavras-chave:
Educação Ambiental, Escola Cidadã Integral Técnica, Práticas Ambientais, PNEAResumo
Este trabalho buscou apresentar como a Educação Ambiental se apresenta nas atividades didático-pedagógicas da ECIT João Roberto Borges de Souza, conforme a Resolução CNE/CP nº2/2012 que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. É importante destacar que a inserção da questão ambiental nos currículos das escolas de educação básica vem sendo recomendada por diversos fatores que se alimentam para as políticas públicas no Brasil, entre elas a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e ainda a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Por meio de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com análise descritiva e explicativa, foi possível observar a partir da análise documental que a escola atendeu parcialmente com o disposto na resolução. Com base nos documentos analíticos analisados apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Com base nos documentos analíticos analisados apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Com base nos documentos analíticos analisados apenas duas disciplinas apresentaram conteúdos que atendem à Política Nacional de Educação Ambiental. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente. Quanto ao (PPP) a escola não faz menção nenhuma a respeito de atividades, projetos, práticas e ações com a temática ambiental neste documento. Diante disso, torna-se necessária a construção de processos educativos informais e formais, que utilizem instrumentos e materiais dinâmicos e relevantes, com capacidade para viabilizar um processo de Educação Ambiental que possibilite mudanças de hábitos e costumes compatíveis com as necessidades das comunidades, conforme recomendam as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente.
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