USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO E SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214324-35

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência da prática docente, realizado por meio de ações desenvolvidas no Programa de Formação Continuada de professores da Escola Técnica e Faculdade DAMA, situada no município de Canoinhas, Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino, baseada nas metodologias ativas, utilizadas na Formação Continuada dos professores da IE DAMA, no primeiro semestre letivo de 2021. A abordagem será realizada por meio de exemplos de atividades desenvolvidas com os professores durante os encontros de Formação.  E para obtenção do feedback sobre a participação durante as formações pedagógicas, realizou-se pesquisa utilizando o método qualitativo com o alcance de relatos dos professores que participaram efetivamente do Programa. A coleta das informações e relatos foram realizadas através do uso das metodologias ativas, questionário, via Google Forms.  Mediante a tabulação dos resultados do total de 32 professores participantes da pesquisa, 87,5% destacaram que utilizam frequentemente as Metodologias ativas praticadas durante os encontros, em suas aulas.  Contudo, 65,6% dos professores entrevistados solicitaram a continuidade das Formações que apresentem as Metodologias ativas com treinamentos periódicos. Morán (2015), Barbosa e Moura (2013), Berbel (2011); e Oliveira (2017), embasaram as discussões da temática, como processos inovadores do ensino-aprendizagem. A conclusão dessa experiência é que houve avanços no planejamento didático dos professores e está havendo inclusão das Metodologias ativas nas práticas docentes de forma frequente. Entretanto, ainda há desafios destacados pelos mesmos, para implementação das estratégias de ensino que podem ser superados com a continuidade das Formações com foco nas estratégias ativas e participativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimari de Fatima Cubas Blaka, Faculdade DAMA

Mestre em Desenvolvimento Regional; Licenciatura em Pedagogia

Referências

BARBOSA, E. F. MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, PR. v. 32, n. 1, p. 25-40, jan/jun. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0>. Acesso em: 05 jul. 2021.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: ago. 2021.

COMARELLA, Rafaela Lunardi; MELLO, Carlos Alberto da Silva. Inovações Educacionais e Tecnológicas para Educação. Florianópolis: publicação do IFSC, 2018. Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/mod/book/view.php?id=111749. Acesso em: 09 ago. 2021. [recurso digital].

DAMA. Instituição de Ensino Técnico e Superior. Projeto Pedagógico da Instituição de Ensino DAMA (PDI). Canoinhas, SC, 2021.

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo: Cortez, 1999. p. 89-102. (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI).

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira da Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, 2012. ISSN: 2237-9703. Disponível em: <http://www.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14>. Acesso em: 21 jun. 2021.

LOPES, Marina Lopes. Ferramenta passa a ter versão em português e, para te ajudar, trazemos sugestões de especialistas, respostas para dúvidas frequentes e um tutorial de como usar. Professor e engenheiro Ângelo Battistini, criador dos cursos online Kahoot. Disponível em: https://porvir.org/kahoot-como-usar-para-deixar-suas-aulas-mais-divertidas/. Acesso em 10 ago. 2021.

MEC. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e daí outras providências. Diário Oficial da União. Publicado em: 19/12/2018 | Edição: 243 | Seção: 1 | Página: 49. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 21 jun.2021.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

______.A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora . Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 347-356 - Itajaí, maio/ago. 2004.

NÓVOA, Antonio. A Escola do século XXI. Base Nacional Comum Curricular. Material para o professor – Por dentro da BNCC – Ed. Moderna; v . 4, p. 10-13, 2017.

NUNES, V. W. N; COUTO, R. R. B. Metodologias Ativas apoiadas por recursos digitais: usando os aplicativos Prezi e Plickers. In. Informática na educação e suas tecnologias [recurso eletrônico] / Organizador Ernane Rosa Martins. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Informática na Educação e suas Tecnologias. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/26045. Acesso em 10 ago. 2021.

OGAWA, Mary Natsue. Didática do Ensino Superior. 1ª Ed. – Curitiba (PR) IESDE. (2020).

OLIVEIRA, Paulo Eduardo. Formação de Professores - Consultoria Educacional e Formação de Professores. Disponível em <http://profpaulooliveira.wixsite.com/consultoria>. Acesso: 10 jun. 2021.

SANTOS, Geovane Barbosa et al. As potencialidades do aplicativo Mentimeter para a construção de processos de ensino e aprendizagem interativos. In. Ferramentas digitais para o ensino de ciências da natureza. Bagé – RG. Faiht, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luana- Joras/publication/350240048. Acesso em 10 ago. 2021.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Cubas Blaka, R. de F., & Machado, A. de B. . (2021). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO E SUPERIOR. Environmental Smoke, 4(3), 24–35. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214324-35

Edição

Seção

Artigos Completos