USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214324-35Resumo
O presente artigo consiste em um relato de experiência da prática docente, realizado por meio de ações desenvolvidas no Programa de Formação Continuada de professores da Escola Técnica e Faculdade DAMA, situada no município de Canoinhas, Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino, baseada nas metodologias ativas, utilizadas na Formação Continuada dos professores da IE DAMA, no primeiro semestre letivo de 2021. A abordagem será realizada por meio de exemplos de atividades desenvolvidas com os professores durante os encontros de Formação. E para obtenção do feedback sobre a participação durante as formações pedagógicas, realizou-se pesquisa utilizando o método qualitativo com o alcance de relatos dos professores que participaram efetivamente do Programa. A coleta das informações e relatos foram realizadas através do uso das metodologias ativas, questionário, via Google Forms. Mediante a tabulação dos resultados do total de 32 professores participantes da pesquisa, 87,5% destacaram que utilizam frequentemente as Metodologias ativas praticadas durante os encontros, em suas aulas. Contudo, 65,6% dos professores entrevistados solicitaram a continuidade das Formações que apresentem as Metodologias ativas com treinamentos periódicos. Morán (2015), Barbosa e Moura (2013), Berbel (2011); e Oliveira (2017), embasaram as discussões da temática, como processos inovadores do ensino-aprendizagem. A conclusão dessa experiência é que houve avanços no planejamento didático dos professores e está havendo inclusão das Metodologias ativas nas práticas docentes de forma frequente. Entretanto, ainda há desafios destacados pelos mesmos, para implementação das estratégias de ensino que podem ser superados com a continuidade das Formações com foco nas estratégias ativas e participativas.
Downloads
Referências
BARBOSA, E. F. MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, PR. v. 32, n. 1, p. 25-40, jan/jun. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0>. Acesso em: 05 jul. 2021.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: ago. 2021.
COMARELLA, Rafaela Lunardi; MELLO, Carlos Alberto da Silva. Inovações Educacionais e Tecnológicas para Educação. Florianópolis: publicação do IFSC, 2018. Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/mod/book/view.php?id=111749. Acesso em: 09 ago. 2021. [recurso digital].
DAMA. Instituição de Ensino Técnico e Superior. Projeto Pedagógico da Instituição de Ensino DAMA (PDI). Canoinhas, SC, 2021.
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo: Cortez, 1999. p. 89-102. (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI).
GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira da Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, 2012. ISSN: 2237-9703. Disponível em: <http://www.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14>. Acesso em: 21 jun. 2021.
LOPES, Marina Lopes. Ferramenta passa a ter versão em português e, para te ajudar, trazemos sugestões de especialistas, respostas para dúvidas frequentes e um tutorial de como usar. Professor e engenheiro Ângelo Battistini, criador dos cursos online Kahoot. Disponível em: https://porvir.org/kahoot-como-usar-para-deixar-suas-aulas-mais-divertidas/. Acesso em 10 ago. 2021.
MEC. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e daí outras providências. Diário Oficial da União. Publicado em: 19/12/2018 | Edição: 243 | Seção: 1 | Página: 49. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 21 jun.2021.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
______.A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora . Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 347-356 - Itajaí, maio/ago. 2004.
NÓVOA, Antonio. A Escola do século XXI. Base Nacional Comum Curricular. Material para o professor – Por dentro da BNCC – Ed. Moderna; v . 4, p. 10-13, 2017.
NUNES, V. W. N; COUTO, R. R. B. Metodologias Ativas apoiadas por recursos digitais: usando os aplicativos Prezi e Plickers. In. Informática na educação e suas tecnologias [recurso eletrônico] / Organizador Ernane Rosa Martins. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Informática na Educação e suas Tecnologias. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/26045. Acesso em 10 ago. 2021.
OGAWA, Mary Natsue. Didática do Ensino Superior. 1ª Ed. – Curitiba (PR) IESDE. (2020).
OLIVEIRA, Paulo Eduardo. Formação de Professores - Consultoria Educacional e Formação de Professores. Disponível em <http://profpaulooliveira.wixsite.com/consultoria>. Acesso: 10 jun. 2021.
SANTOS, Geovane Barbosa et al. As potencialidades do aplicativo Mentimeter para a construção de processos de ensino e aprendizagem interativos. In. Ferramentas digitais para o ensino de ciências da natureza. Bagé – RG. Faiht, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luana- Joras/publication/350240048. Acesso em 10 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosimari de Fatima Cubas Blaka; Andreia de Bem Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.