UTILIZAÇÃO DE CATALISADORES HETEROGÊNEOS SUPORTADOS EM CARVÃO ATIVADO: SÍNTESE DE BIODIESEL DE ÓLEO DE ALGODÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811173

Resumo

O processo utilizado pelas usinas de biodiesel emprega catalisadores homogêneos básicos, que apesar de conduzir a elevados rendimentos requer óleos altamente refinados e necessita de etapas de purificação do produto final o que vem a contribuir para um alto custo de produção do biocombustível. O objetivo da presente pesquisa foi desenvolver um catalisador heterogêneo de baixo custo que simplifique o processo de produção, fornecendo altas conversões em temperaturas brandas de reação. Os resultados do ensaio de reuso mostrou que o catalisador pode ser reutilizado de forma consecutiva atingindo bons resultados, observou-se um decaimento de apenas 7 % no teor de éster ao ser reutilizado no 3° ciclo. O acompanhamento cinético demonstrou que com 5 horas de reação nas melhores condições reacionais é possível alcançar um teor de éster de 96,3 %.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Moreira de Meneses, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB)

Graduada em Engenharia Química/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Doutora em Engenharia Química/UFCG; Professora/Faculdade Internacional da Paraíba (FPB)

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Meneses, J. M. de. (2018). UTILIZAÇÃO DE CATALISADORES HETEROGÊNEOS SUPORTADOS EM CARVÃO ATIVADO: SÍNTESE DE BIODIESEL DE ÓLEO DE ALGODÃO. Environmental Smoke, 1(1), 173. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811173

Edição

Seção

Resumos