INCLUSÃO DIGITAL COMO FORMA DE CIDADANIA E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811148-161Resumo
Este artigo aborda a necessidade de inclusão digital como forma de cidadania e seus processos, discute-se as formas que foram criadas ao longo dos anos para que a inclusão aconteça, vamos abordar aspectos tais como, a disponibilização de computadores, as leis que visam facilitar a aquisição de bens e serviços de tecnologias e seus impactos, as visões tecnocráticas a respeito e as visões neutras. O letramento digital como forma de complemento para as práticas de inclusão, e os resultados destas políticas na Lei de Acesso à Informação através de implicações práticas e o fenômeno das redes sociais como formas mais simples para o acesso a informação e transparência.
Downloads
Referências
BARREIROS, G.A. A Lei de Acesso à Informação e o Facebook: como a LAI e as redes sociais podem enfrentar uma sociedade desconfiada e a corrupção enraizada? Revista Digital de Direito Administrativo, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 204-220, 2015.
BOBBIO, N. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Tradução Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
BRASIL. Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm>. Acesso em: 15 jul. 2018.
BRASIL. Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. Institui o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7175.htm>. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 9 jul. 2018.
BUZATO, M.E.K. Letramentos digitais e formação de professores. In: CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3., 2006, São Paulo. Resumos... São Paulo: EducaRede, 2006. p. 1-11.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A sociedade em rede. Tradução Roneide Venâncio Majer. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
DARELLI, L.E. Telecentro como instrumento de inclusão digital para o e-gov brasileiro. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
SMITH, A.; SEGALL, L.; COWLEY, S. Facebook reaches one billion users. CNNTech, 2012. Disponível em: <http://money.cnn.com/2012/10/04/technology/facebook-billion-users/> Acesso em: 10 jul. 2018.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 143- 160, 2002.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TEIXEIRA, A.C.; CAMPOS, A. A indissociabilidade entre inclusão digital e software livre na sociedade contemporânea: a experiência do mutirão pela inclusão digital. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 1-9, 2005.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Irvin Soares Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.