ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DE TREINAMENTO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS
Views: 1311DOI:
https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181187-113Abstract
O pedagogo empresarial tem a finalidade de conduzir o comportamento das pessoas para atingir um objetivo esperado. Seguindo esse contexto, esse trabalho investiga a área de treinamento empresarial, identificando as ineficiências e sugerindo propostas de avanços. Apresenta um breve histórico sobre a pedagogia dando ênfase ao surgimento da pedagogia empresarial. Referencia os autores Paulo Freire, Dewey e Skinner, entre outros, refletindo sobre os métodos de ensino correlacionado com a práxis educativa. Mostra a visão pedagógica dentro da empresa privada, revelando o pedagogo como gestor de pessoas, conhecimentos e informações. Exibe a experiência de duas pedagogas em formação, onde uma atua em uma indústria têxtil como líder de treinamento, utilizando-se de um método de ensino chamado TWI (Treinamento Dentro da Indústria); e a outra, em uma empresa de telecomunicações, exercendo a função de atendente, sendo solicitada eventualmente para oferecer treinamentos dos sistemas trabalhados na empresa para novos funcionários. Após investigação na empresa de telecomunicações, a pedagoga percebe dificuldades por parte dos funcionários novatos em assimilar as informações de acesso aos sistemas e propõe uma intervenção, criando a “Cartilha Básica para novos Atendentes”, sendo aplicada através de treinamento oferecido pela pedagoga com duração de cinco dias. Utiliza-se da pesquisa-ação como metodologia. Adota como técnica de análise um questionário quantitativo aplicado ao educando, com o objetivo de avaliar o treinamento oferecido pela pedagoga. Por fim relatam os resultados e ressalta a importância da pedagogia dentro da área de treinamento como desenvolvimento pessoal e otimização do tempo.Downloads
References
ALLEN, C.R. The instrutor, the man, and the job. Philadelphia and London: J.B. Lippincott Company, 1919.
ARAGÃO, W.H. Mercado de Trabalho: novos espaços para a atuação do profissional de pedagogia - João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, Sal da Terra, 2005.
BRASIL, Resolução CNE/CP nº1, de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
CREPALDI, L. O universo das cores na propaganda. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-Intercom. Manaus, 2000. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/6978552/Cores-O-Universo-Das-Cores-Em-Propaganda-Artigo-otimo>. Acesso em: 07 jul. 2018.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004.
FONSECA, M.S. A pedagogia na empresa: sua origem, seus caminhos. Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 57-62, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação - Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
HOLTZ. M.L.M. Lições de pedagogia Empresarial. São Paulo: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006.
HUNTZINGER, J. The roots of lean: Training Within Industry - The origin of Japanese management and kaizen. Disponível em: <https://www.lean.org/Search/Documents/105.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MAZZOTTI, T.B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996. p. 13-38.
RIBEIRO, A.E.A. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. Rio de Janeiro: Wak, 2006.
SKINNER, B.F. Tecnologia do ensino. Tradução: Rodolpho Azzi. São Paulo: EDUSP, 1972.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
- PDF (Português (Brasil)) 1347
- HTML 27
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Rita de Cássia de Lima da Silva, Wanessa Maria Paiva de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for manuscripts published in Environmental Smoke belongs to the author, with first publication rights for the journal. The published articles are of total and exclusive responsibility of the authors.