ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DE TREINAMENTO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS

Authors

  • Rita de Cássia de Lima da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Wanessa Maria Paiva de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181187-113

Abstract

O pedagogo empresarial tem a finalidade de conduzir o comportamento das pessoas para atingir um objetivo esperado. Seguindo esse contexto, esse trabalho investiga a área de treinamento empresarial, identificando as ineficiências e sugerindo propostas de avanços. Apresenta um breve histórico sobre a pedagogia dando ênfase ao surgimento da pedagogia empresarial. Referencia os autores Paulo Freire, Dewey e Skinner, entre outros, refletindo sobre os métodos de ensino correlacionado com a práxis educativa. Mostra a visão pedagógica dentro da empresa privada, revelando o pedagogo como gestor de pessoas, conhecimentos e informações. Exibe a experiência de duas pedagogas em formação, onde uma atua em uma indústria têxtil como líder de treinamento, utilizando-se de um método de ensino chamado TWI (Treinamento Dentro da Indústria); e a outra, em uma empresa de telecomunicações, exercendo a função de atendente, sendo solicitada eventualmente para oferecer treinamentos dos sistemas trabalhados na empresa para novos funcionários. Após investigação na empresa de telecomunicações, a pedagoga percebe dificuldades por parte dos funcionários novatos em assimilar as informações de acesso aos sistemas e propõe uma intervenção, criando a “Cartilha Básica para novos Atendentes”, sendo aplicada através de treinamento oferecido pela pedagoga com duração de cinco dias. Utiliza-se da pesquisa-ação como metodologia. Adota como técnica de análise um questionário quantitativo aplicado ao educando, com o objetivo de avaliar o treinamento oferecido pela pedagoga. Por fim relatam os resultados e ressalta a importância da pedagogia dentro da área de treinamento como desenvolvimento pessoal e otimização do tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia de Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba(2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

Wanessa Maria Paiva de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba

References

ALLEN, C.R. The instrutor, the man, and the job. Philadelphia and London: J.B. Lippincott Company, 1919.

ARAGÃO, W.H. Mercado de Trabalho: novos espaços para a atuação do profissional de pedagogia - João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, Sal da Terra, 2005.

BRASIL, Resolução CNE/CP nº1, de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

CREPALDI, L. O universo das cores na propaganda. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-Intercom. Manaus, 2000. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/6978552/Cores-O-Universo-Das-Cores-Em-Propaganda-Artigo-otimo>. Acesso em: 07 jul. 2018.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004.

FONSECA, M.S. A pedagogia na empresa: sua origem, seus caminhos. Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 57-62, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação - Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HOLTZ. M.L.M. Lições de pedagogia Empresarial. São Paulo: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006.

HUNTZINGER, J. The roots of lean: Training Within Industry - The origin of Japanese management and kaizen. Disponível em: <https://www.lean.org/Search/Documents/105.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MAZZOTTI, T.B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996. p. 13-38.

RIBEIRO, A.E.A. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. Rio de Janeiro: Wak, 2006.

SKINNER, B.F. Tecnologia do ensino. Tradução: Rodolpho Azzi. São Paulo: EDUSP, 1972.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.

Published

07/12/2018

How to Cite

Silva, R. de C. de L. da, & Souza, W. M. P. de. (2018). ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DE TREINAMENTO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS. ENVIRONMENTAL SMOKE, 1(1), 87–113. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20181187-113

Issue

Section

Artigos Completos