A CRISE SOCIAL NO BRASIL: BREVE REFLEXÃO E APONTAMENTOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201922123

Keywords:

Políticas Públicas, Desenvolvimento Econômico, Divisão Social.

Abstract

As políticas sociais se tornaram essenciais para a garantia de direitos de uma forma mais justa para a sociedade para um todo, seja ela periférica, ou sejam elas de classes sociais com poder aquisitivo maior, sendo a primeira de maior importância por sofrer exclusões sociais. Isso decorre do histórico brasileiro de injustiças sociais, bem como de sua divisão de classes desde seu processo de colonização exploratória, em sua maioria, decorrente das colônias portuguesas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir as práticas das políticas públicas sociais, bem como sua importância para a sociedade e como estas têm evoluído. Para a obtenção dos dados necessários para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas nas plataformas de busca do Google Acadêmico e em livros relacionados ao tema. Desta forma, é possível discorrer aqui que no decorrer dos anos pós colônia, o país foi se desenvolvendo e seu crescimento econômico garantiu além de melhoria na qualidade de vida dos brasileiros, a expansão das áreas periféricas fruto do tipo de crescimento de trabalho utilizado nas indústrias e na construção civil, somado ao baixo poder aquisitivo de parcela da população, que acabaram por se dar principalmente nas grandes cidades, estas marcadas pela expansão industrial e econômica. As cidades acabaram por se tornar espaços excludentes devido essa divisão social, a qual pode ser observada com maior veemência em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ainda nos dias atuais. Desta forma, é possível concluir que atualmente é necessária uma reforma política, onde sejam garantidos os direitos dos cidadãos de forma mais igualitária e assim, atenuar as diferenças sociais que tanto marcam nossa sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabrielle Diniz Santos, Universidade Federal da Paraíba

Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Microclima urbano, conforto ambiental, conforto térmico, acessibilidade e comportamento (etologia) atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente,clima urbano, urbanização, educação ambiental e planejamento urbano.

Alynete Andriola Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Relações Públicas pela UNiversidade Federal da Paraíba (UFPB).

Published

01/07/2019

How to Cite

Santos, G. D., & Pereira, A. A. (2019). A CRISE SOCIAL NO BRASIL: BREVE REFLEXÃO E APONTAMENTOS. ENVIRONMENTAL SMOKE, 2(2), 123. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201922123

Issue

Section

Resumos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)