PROJETO INTERDISCIPLINAR DE UMA HORTA ESCOLAR NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO EM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Dalila Araújo de Santana
  • Gustavo Ferreira da Costa Lima
  • Gil Dutra Furtado

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201812185

Palavras-chave:

Meio ambiente. Interdisciplinaridade. Horta Escolar. Instrumento. Sensibilização.

Resumo

Os recursos naturais são destruídos de forma rápida e isso ameaça gravemente a sobrevivência na Terra devido aos altos índices de poluição ambiental, da degradação dos ecossistemas e principalmente do consumo exagerado.  A escola, que é o local de formação do cidadão, pode contribuir de forma significativa no processo de sensibilização para a prática de uma educação ambiental interdisciplinar. Essa contribuição pode acontecer através do que se aprende no seu cotidiano e de práticas pedagógicas voltadas para essa problemática. Esse trabalho foi realizado no Centro Educacional Dom Helder Câmara, uma escola do municipio de Guarabira e teve como objetivo verificar a implantação de uma horta escolar e avaliar seu potencial de sensibilização ambiental nas diversas dimensões da escola. Metodologicamente a pesquisa se valeu de uma abordagem qualitativa com uso complementar de dados quantitativos. Para tanto usou como instrumentos as entrevistas semiestruturadas e questionários com os agentes que compõem a escola, a revisão bibliográfica da literatura e a pesquisa documental dos documentos escolares, além da observação participante do desenvolvimento de todo o processo. Em relação aos resultados, foi possível constatar, que o projeto interdisciplinar da horta escolar, conseguiu sensibilizar a comunidade escolar no que diz respeito as práticas voltadas para a educação ambiental. Ações pedagógicas e interdisciplinares contribuíram de forma valiosa para este processo, uma vez que despertaram a necessidade de um trabalho contínuo de todos na escola, incluindo desde o aluno a todos os que fazem parte da comunidade escolar em todos os dias de suas atividades escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Araújo de Santana

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Gustavo Ferreira da Costa Lima

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA)

Gil Dutra Furtado

Graduando em Medicina Veterinária/Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU/PB); Engenheiro Agrônomo/UFPB; Doutor em Psicobiologia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Agrônomo-Sócio da Cooperativa de Agronegócio (COOPAGRO).

Downloads

Publicado

31/12/2018

Como Citar

Santana, D. A. de, Lima, G. F. da C., & Furtado, G. D. (2018). PROJETO INTERDISCIPLINAR DE UMA HORTA ESCOLAR NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO EM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS. ENVIRONMENTAL SMOKE, 1(2), 185. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201812185

Edição

Seção

Resumos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>