INFECÇÃO POR HPV E PATOLOGIAS ASSOCIADAS: INCIDÊNCIA E TRATAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

Authors

  • Maria Cristina Alves Moreira Universidade Aberta Vida (UNAVIDA)
  • Francisca Marina de Souza Freire Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811175

Abstract

Dentre as doenças relacionadas às sexualmente transmissíveis, destaca-se o HPV (Papiloma Vírus Humano), devido ao grande número de casos registrados. Este estudo objetivou verificar a frequência de mulheres atendidas no CDC (Centro de Diagnóstico do Câncer), em João Pessoa/PB infectados pelo vírus HPV ou por patologias associadas. Tratou-se de um estudo descritivo exploratório quantitativo, no CDC, instituição de referência para o diagnóstico e tratamento destas doenças. Foi utilizado o método de pesquisa ativa, por meio da consulta aos livros de registro da instituição, referentes aos atendimentos realizados entre janeiro de 2009 a março de 2010. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS.15, realizando-se estatísticas descritivas. Ressalta-se a importância do combate ao câncer uterino para a saúde da mulher, haja vista o alto índice de infecção. Reforça-se a necessidade de revisão de estratégias de atuação, de maneira que as ações educativas promovidas pelas equipes de atenção básica busquem as condições e informações necessárias para a prevenção do colo uterino, como também promovam a conscientização para a prevenção do contágio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Cristina Alves Moreira, Universidade Aberta Vida (UNAVIDA)

Licenciatura em Biologia/Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Saúde Pública/Universidade Aberta Vida (UNAVIDA)

Francisca Marina de Souza Freire, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Doutora em Psicologia Social/Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduada em Psicologia/UFPB; Professora Assistente/Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Published

07/12/2018

How to Cite

Moreira, M. C. A., & Freire, F. M. de S. (2018). INFECÇÃO POR HPV E PATOLOGIAS ASSOCIADAS: INCIDÊNCIA E TRATAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE. ENVIRONMENTAL SMOKE, 1(1), 175. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811175

Issue

Section

Resumos

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.