ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE IDOSOS COM LIMITAÇÃO DE MOBILIDADE FÍSICA NO BRASIL E NO ESTADO DA PARAÍBA: USO SISTEMA (SISAP-IDOSO)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811174

Abstract

O envelhecimento é um processo de perdas funcionais que podem dificultar no desempenho de alguns gestos e de algumas atividades do dia a dia e fisiológicas, decorrente de algumas doenças e pela falta de atividade física, que vem sendo acelerado em todo Brasil, provocando profundas mudanças no perfil da sociedade e nos sistemas de saúde. É possível monitorar a proporção de idosos com limitação de mobilidade física através da consulta ao Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso) que é uma ferramenta desenvolvida pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI) do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os resultados podem mostrar que a população brasileira e paraibana idosa, tem aumentado os cuidados com a saúde e o nível de atividade física e que as ações de promoção de saúde e de monitoramento do sedentarismo em todos os níveis da atenção tem melhorado a qualidade de vida dos idosos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jordane Reis de Meneses Junior

Graduado em Bacharelado em Educação Fisica pela (UFPB), tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente no seguinte tema: qualidade de vida, idoso, criança, adolescente, condicionamento físico, atividade física. Participou de projetos de pesquisas no laboratorio de atividade física e saúde(UFPB). Trabalha com grupos especiais e Treinamento personalizado musculação. Experiência no treinamento funcional e treinamento HIIT. Atuação como Árbitro Profissional dos Campeonatos Paraibanos e Copa do Nordeste. Atual professor e Personal na academia UP.

Published

2018-12-07

How to Cite

Meneses Junior, J. R. de. (2018). ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE IDOSOS COM LIMITAÇÃO DE MOBILIDADE FÍSICA NO BRASIL E NO ESTADO DA PARAÍBA: USO SISTEMA (SISAP-IDOSO). Environmental Smoke, 1(1), 174. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811174

Issue

Section

Abstracts