ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050

Authors

  • Bruno de Sousa Gonzaga Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gabrielle Diniz dos Santos Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba
  • Dayse Luckwü Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba
  • Mirella de Almeida Braga Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147

Abstract

A acessibilidade vem sendo bastante comentada de acordo com a crescente preocupação com a inclusão social na sociedade atual. Sendo percebido como um tema de combate a segregação social, fato este de extrema importância em todos os patamares da sociedade, inclusive dentro das escolas, locais formadores de cidadãos e que devem ser de livre acesso para que todos tenham educação de forma igualitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o quesito acessibilidade nas áreas de circulação em duas escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa, e assim, comparar o que existe com o que é exigido pela norma NBR 9050. Para a análise dos dados foi produzido um estudo de campo, ou seja, visitas às escolas para perceber a acessibilidade, produzindo material para compor a presente pesquisa. Foi observado que a partir dos resultados foi possível compreender o universo que as duas escolas possuem e seus elementos de acessibilidade, porém alguns já depreciados ou alocados de forma errada os quais fogem do que rege a normativa NBR 9050. Assim, conclui-se que existe muito a ser melhorado dentro do sistema de ensino quando se trata de acessibilidade, sugerindo sempre a regulamentação da norma dentro dos ambientes de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno de Sousa Gonzaga, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Arquitetura/Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades/Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Gabrielle Diniz dos Santos, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (2013). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Microclima urbano, conforto ambiental, conforto térmico, acessibilidade e comportamento (etologia) atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente,clima urbano, urbanização, educação ambiental e planejamento urbano

Dayse Luckwü, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Arquitetura e Urbanismo/UFPB; Doutora em Desenvolvimento Urbano/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Adjunta/UNIPÊ

Mirella de Almeida Braga, Centro Universitário de João Pessoa; Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em História/UFPB; Bacharela em Direito/Associação Paraibana de Ensino Renovado (ASPER); Mestra em Antropologia/UFPB; Doutoranda em Antropologia/UFPE; Professora Assistente/UNIPÊ

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2 ed., 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 3 ed., 2015.

AZEVEDO, P.H.; BARROS, J.F. O nível de participação do Estado na gestão do esporte brasileiro como fator de inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. Revista brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 12, n. 1, p. 77-84, 2008.

CALADO, G.C. Acessibilidade no ambiente escolar: reflexões com base no estudo de duas escolas municipais de Natal-RN. 191 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação)–Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2006.

CORRÊA, P.M. Acessibilidade: conceitos e formas de garantia. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n. 1, p. 171-172, 2009.

CUNHA, A.B.O.; VIEIRA-DA-SILVA, L.M. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p. 725-737, 2010.

DUARTE, C.R.S.; COHEN, R. Proposta de metodologia de avaliação da acessibilidade aos espaços de ensino fundamental. Anais NUTAU: demandas sociais, inovações tecnológicas e a cidade. São Paulo, USP, 2006.

GUERREIRO, E.M.B.R. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 217-232, 2012.

MACIEL, M.R.C. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 51-56, 2000.

MAZO, R. Ensino de Arquitetura e concepção de professores sobre acessibilidade, inclusão social, desenvolvimento humano e deficiência. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem)–Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.

MAZZOTTA, M.J.S.; D'ANTINO, M.E.F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 377-389, 2011.

PORTAL T5. Escolas municipais de João Pessoa abrem matrículas para 2018. 2017. Disponível em: <https://www.portalt5.com.br>. Acesso em: 1 ago. 2018.

RATZKA, A.D. A história da sociedade inclusiva na Europa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA, 1999, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, 2001.

SIQUEIRA, I.M.; SANTANA, C.S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 16, n. 1, p. 127-136, 2010.

TAGLIARI, C.; TRÊS, F.; OLIVEIRA, S.G. Análise da acessibilidade dos portadores de deficiência física nas escolas da rede pública de Passo Fundo e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar. Revista Neurociências, v. 1, n. 1, p. 10-14, 2006.

Published

2018-12-07

How to Cite

Gonzaga, B. de S., Santos, G. D. dos, Luckwü, D., & Braga, M. de A. (2018). ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050. Environmental Smoke, 1(1), 127–147. https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147

Issue

Section

Full Articles

Most read articles by the same author(s)