SATISFAÇÃO DE MULHERES ATENDIDAS PELO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DURANTE O TRABALHO DE PARTO EM MATERNIDADES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32435/envsmoke.20203292

Keywords:

Fisioterapia, Parto, Trabalho de parto, Satisfação do paciente

Abstract

A gestação e o parto são processos singulares, que constituem uma experiência especial no universo da gestante e de seu companheiro, que envolve as famílias, profissionais e a comunidade, onde um acompanhamento intraparto adequado pode melhorar a satisfação da mulher sobre àquele momento. O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de satisfação de puérperas que foram submetidas ao atendimento fisioterapêutico no trabalho de parto e parto em maternidadespúblicas do município de João Pessoa. O presente estudo e de delineamento transversal, realizado no setor destinado ao puerpério imediato de dois hospitais com maternidades da rede pública do município de João Pessoa, no período compreendido entre os meses de agosto e novembro de 2019, adotou-se a escolha de 1 alojamento por maternidade com a opção de realizar cálculos a partir da ocorrência dos eventos em 50% da população, o que garante o maior tamanho amostral. A amostra foi composta por quinze mulheres por maternidade, sorteadas aleatoriamente. A análise dos dados das puérperas participantes da pesquisa mostra que houve uma prevalência de mulheres jovens entre 21 e 30 anos, a amostra contou com multíparas nas mais diversas idades gestacionais, em sua maioria tiveram parto vaginal sem anestesia e não contaram com apoio do companheiro durante o trabalho de parto, havendo ainda em sua maioria alguma laceração ou procedimento cortante. Acredita-se que esse estudo contribui para uma possível adequação da dinâmica de funcionamento do serviços, mostramos que o fisioterapeuta é o profissional da saúde que dispõe de todo o conhecimento para fornecer suporte a parturiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Soares da Silva Neto, Faculdade IBRA, Centro Universitário da Faculdade Integrada de Patos - UNIFIP

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau campo João Pessoa, Pós graduando em Fisioterapia pélvica e Obstetrica pela UNIFIP e em Multidisciplinar em Oncologia e cuidados paliativos pela Faculdade IBRA.

Jéssica Lima da Silva, Uninassau, João Pessoa

Graduada em Fisioterapia pela Uninassau.

Jairo Domingos de Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, Brasil

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, Mestre e Doutor em modelos de decisão em saúde pela UFPB.

Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Brasil

Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Mestre e Doutora em Saúde Materno-Infantil pelo IMIP\PE

References

Bavaresco, G. Z., Souza, R. S. O. D., Almeica, B., Sabatino, J. H., & Dias, M. (2011). O fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente. Ciência & Saúde Coletiva, 16, 3259-3266.

Batbaatar E., Dorjdagva J., Luvsannyam A. & Amenta P. (2015). Conceptualisation of patient satisfaction: A systematic narrative literature review. Perspectives in publichealth. 135(5):243-250.

Beckenkamp, K. (2015). Avaliação de satisfação da assistência fisioterapêutica no pré-parto no centro obstétrico do hospital Santa Cruz.

Published

31/08/2020

How to Cite

da Silva Neto, F. S., da Silva, J. L., de Morais, J. D., & Pontes, I. E. de A. (2020). SATISFAÇÃO DE MULHERES ATENDIDAS PELO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DURANTE O TRABALHO DE PARTO EM MATERNIDADES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA. ENVIRONMENTAL SMOKE, 3(2), 92. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20203292

Issue

Section

Resumos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.